6 Técnicas para Jardins Estreitos

Há anos a Tatiana tinha o sonho de ter um  jardim, então, ela e o Rodrigo mudaram-se de um apartamento com uma sacada pequena em SP, para uma casa com um jardim estreito. 6 Técnicas para Jardins Estreitos

técnicas para jardins estreitos
Antes

A Tati é apaixonada por plantas e aproveitou a mudança de casa para mudar também de profissão, deixou a carreira administrativa para se tornar PAISAGISTA.

BONS JARDINS SÃO UMA COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS BEM POSICIONADOS

Essa foi uma das técnicas que a Tati aprendeu no > CURSO DE FORMAÇÃO EM PAISAGISMO do ibdi, e que usou para fazer o CANTEIRO do seu jardim.

Como o jardim é estreito, ela aproveitou para colocar o canteiro somente EM UM DOS LADOS, porque, se ela tivesse plantado canteiros dos dois lados do jardim, este teria parecido mais estreito, e ainda não poderia colocar um banco e a poltrona egg para seus momentos de lazer.

6 Técnicas para jardins estreitos
Moodboard

O canteiro com gardênias e moreias fica de frente para o banco e a poltrona, que estão cercados pelo deck de madeira e o caminho de grama prado. As raízes da falsa-vinha, que perde as folhas no inverno, tomam conta dos muros desgastados.

Nos vasos, a Tatiana colocou peperônias, jiboias e ervas aromáticas como tomilho, que são resistentes e  trouxe uma fragrância. E ao fundo, para dar destaque ao jardim, ela colocou uma Buganvília. Diga-se de passagem, deu todo um charme!!

Saiba Mais: Plantas para cada cômodo da casa

LISTAGEM E MOODBOARD

A CHAVE  PARA UM JARDIM BEM FEITO, é fazer uma lista do que se quer ter e fazer no jardim antes de fazer qualquer alteração. O MOODBOARD (que ensinamos passo a passo dentro do curso) ajudará você a priorizar quando estiver decidindo o que vai para onde.

MEDIÇÕES

É PARTICULARMENTE IMPORTANTE fazer medições precisas, porque mesmo pequenos jardins raramente são exatamente geométricos. Um jardim estreito pode parecer retangular, mas geralmente tem 15 cm ou mais de um lado.

Jardins verticais em alta >  Aqui eu te conto mais.

SENSO DE UNIDADE E INTERESSE

Outra técnica que a Tati usou foi o SENSO DE UNIDADE E INTERESSE. Todos os elementos se integram dentro de um mesmo estilo, e há o predomínio do verde da vegetação com o marrom do piso, vasos e mobília. E como ponto de interesse -para chamar a atenção, ela usou a cor rosa “choque” da árvore Buganvília.

Técnicas para jardins estreitos
Domine as técnicas de paisagismo: Aqui eu te conto mais.

TRABALHE A VEGETAÇÃO DO JARDIM EM DIFERENTES NÍVEIS

Esse é o conselho padrão que ensinamos no curso de formação em paisagismo, e que a Tati fez com muita leveza. No canteiro do jardim assim como nos vasos, as plantas foram distribuídas em diferentes alturas, criando níveis de interesse.

Veja que ela dividiu o jardim quase ‘invisivelmente’, deixando a grama e o canteiro de um  lado, e o banco e sofá com o deck de outro, mas você ainda pode ver a integração espacial.

Saiba Mais: Passo a passo como montar um canteiro no jardim

USE O PLANTIO EM VASOS PARA CRIAR COR E INTERESSE

O PLANTIO EM VASOS funcionam bem em jardins menores para criar mais estrutura e interesse. E também pode movê-los para alterar a área de interesse. Por exemplo, quando se tem um vaso com flores saxonais, você pode movê-lo para uma posição de destaque e, quando finalizar, pode ser movido para outro local.

Técnicas para jardins estreitos

OUTROS CUIDADOS

Outros cuidados que ela teve, foi com relação a escolha da vegetação respeitando sua luminosidade, solo e clima da região, pois assim, suas plantinhas podem ter vida plena. E a noite as arandelas trazem o aconchego com uma iluminação agradável aos olhos.

COMO SE TORNAR PAISAGISTA!!!!!!

Todas estas técnicas e muito mais conteúdo e o @ibdioficial te ensina com profundidade no  CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PAISAGISMO. Você aprenderá tudo o que precisa para projetar áreas externas com a maestria necessária, sem frustrações, sem dor de cabeça!

E em pouco meses, receba o Diploma podendo registrar-se ao CFT para exercer nesta área profissionalmente.

PROJETE PAISAGENS DO INÍCIO AO FIM EM SUA JORNADA PARA UMA NOVA E EMOCIONANTE CARREIRA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + quinze =