Como iluminar ambientes

Esqueça a simetria na hora de planejar a iluminação de salas, quartos, cozinhas e banheiros. Pois, o que vai determinar os pontos de luz no ambiente são os pontos de luz de acordo com os elementos a serem iluminados. Vou agora te ensinar como iluminar ambientes de forma profissional.

Portanto, é a disposição dos móveis e a função dos espaços a maneira mais segura de obter a iluminação sob medida. Por isso, algumas regras necessitam atenção:

planejar a iluminação

Sala de jantar: evite a monotonia de um único lustre sobre a mesa. Você consegue um efeito mais interessante mesclando luzes pontuais.

Sala de estar: não esqueça que esse cômodo tem múltiplas atividades, por isso merece iluminação variada. Não coloque pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, porque incomoda as pessoas que sentam logo abaixo daquele foco de luz.

como iluminar ambientes

Veja Mais: Já pensou o quanto a luz muda sua casa?

Cozinha: Nesse espaço temos os trabalhos minuciosos, então distribua a iluminação para não gerar sombras e não ser cansativa. Na iluminação complementar use lâmpadas de destaque, como as dicroicas, nos móveis aéreos as fitas de led e nas bancadas de apoio e mesas de jantar as luminárias pendentes, com iluminação decorativa.

Quarto: Aqui duas cenas merecem atenção. Luz geral no centro do teto (ou periféricas) e abajures, arandelas ou pendentes nas mesinhas laterais com fachos concentrados sobre a cabeceira para leitura individual.

como iluminar ambientes
Retirado do > Guia prático de iluminação <

E mais uma dica- como iluminar ambientes:

Use sempre que puder o dimmer. Assim, controlamos a intensidade da luz. É mais uma forma de criar cenas diferentes, seja para um jantar romântico ou ver um filme favorito em um escurinho controlado.

Aaah, não esquece de criar circuitos elétricos diferentes (pelo menos um), para cada tipo de iluminação. Se não, todo o trabalho, de criar cenas diferentes, será vão!

Quer aprender mais sobre iluminação? O @ibdioficial elaborou um Guia completo , onde mostra como você pode usar os recursos de iluminação para valorizar os ambientes e torná-los muito mais impactantes! Aumente o seu conhecimento técnico.

como iluminar ambientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =