Como escolher um esquema de cores para toda a casa.

Porque escolher um esquema de cores para a casa inteira é importante? Pela minha experiência, casas que têm um padrão no uso das cores fluem muito melhor. Se cada cômodo tiver uma cor muito diferente, certamente parecerá que não houve muita reflexão sobre as opções de cores.

ANTES QUE VOCÊ COMECE

Escolha 2 a 3 de suas cores favoritas. Se você vai usá-las em toda a sua casa, é melhor realmente gostar delas! Não sabe por onde começar? Dê uma olhada no seu armário. Meu armário, por exemplo, está cheio de azul, branco e cinza. Eu tenho alguns tons brilhantes de verde e fúcsia, mas eu mantenho essas três cores principais.

Decida o estado de espírito que deseja transmitir por toda a casa. Relaxado, dramático, romântico, etc. Isso ajudará a orientá-lo em termos de saturação de cor (quão intensa / brilhante é a cor) e quanto dela você usa.

como-escolher-um-esquema-de-cores-para-toda-a-casa

TIPOS DE ESQUEMAS DE COR

Monocromático – Um esquema de cores monocromático é aquele em que você usa diferentes tons de uma mesma cor. Por exemplo, usando diferentes tons de azul, variando de pálido a marinho.

Análogo um esquema de cores análogo é aquele em que você usa cores que ficam próximas umas das outras na roda de cores. Por exemplo, usando verde e azul.

Complementar – As cores complementares são posicionadas opostas uma à outra na roda de cores. Cada cor tem um complemento que cria um contraste vibrante.

Como escolher um esquema de cores para toda a casa

ESCOLHER O ESQUEMA DE CORES PARA TODA A CASA

O maior erro que cometi ao decorar minha primeira casa foi pintar cada cômodo com uma cor completamente diferente. Pense cinza em uma sala, verde na próxima e até mesmo rosa em outra! Caramba!

Se gosta de mudar frequentemente a sua decoração, é especialmente importante que mantenha as suas paredes com uma cor neutra e clara. Então, qualquer outra decoração ou mudança no esquema de cores são fáceis de trabalhar.

Preste atenção em tudo o que é um acessório permanente; por exemplo armários de cozinha. Se você tem armários vermelho cereja na cozinha,  a cor neutra do teto pode ter em sua composição (cor base) a cor deste armário cereja. Ou, no lugar poderia ter a cor base do piso (bege), assim gera uma harmonia de cores dentro do ambiente.

Como escolher um esquema de cores para toda a casa

Veja Mais: Cor base na paleta de cores? O que é isso?

Neutros

Quando digo neutro, não comece imediatamente a pensar em “bege”. Existem tantas cores que podem ser “neutras”. Por exemplo, meu neutro é cinza – todos os cômodos da minha casa são uma variação de cinza. Quer seja um cinza médio, cinza pombo, cinza quente, cinza frio ou mesmo um azul / cinza – todos são neutros.

Os neutros que você escolherá para sua casa se enquadrarão em uma de duas categorias: neutros quentes ou neutros frios.

Os neutros quentes são bege, marfim, nude, areia e blush. Neutros frios são branco, azul e cinza e combinam bem com versões mais saturadas da mesma cor.

Depois de escolher seu neutro, escolha de 1 a 5 outras cores que atuarão como suas cores de destaque principais e (opcionalmente) uma cor que você usará com moderação como um “destaque saturado” de cor.

Veja Mais: Como usar o color block no design de interiores?

EXEMPLO DE ESQUEMA DE CORES

Sala

Azul é minha cor absolutamente favorita. Sempre fui atraída pelo azul e sei que nunca me cansarei disso. No entanto, adoro decoração em azul (almofadas, vasos, etc. etc.). Mas eu realmente não quero que todas as paredes da minha casa tenham como cor neutra a cor que tenha o azul em sua composiçao. Então, em vez disso, escolhi  o neutro frio que tem a cor cinza em sua composição e que funciona com praticamente qualquer esquema de cores. Porém, um neutro quente, que tenha a cor marrom em sua composição, funcionaria igualmente bem nas paredes da minha casa.

Minhas cores de destaque então, são tons variados de azul, cinza, branco e marrom – um esquema de cores que é moderno, claro e casual. Também gosto de usar moderadamente uma cor mais saturada de destaque, que geralmente é o verde.
Esse esquema de cores se enquadra na categoria complementar, uma vez que beje e o azul estão opostos um do outro na roda de cores.

Este esquema de cores parece ligeiramente diferente em cada cômodo da minha casa, mas eu mantenho essas cores na maior parte. Eu nem sempre uso o verde como a cor destaque saturada e às vezes eu não tenho nenhuma cor saturada.

Vamos ver como essas cores se traduzem no quarto …

Quarto

Os tons usados no quarto, apesar de aderirem à paleta de cores, tem % diferentes das usadas na sala e não contém a cor saturada de destaque. O azul escuro usado em maior proporção cria uma sensação mais imponente para o espaço.

Escritório

E novamente, o mesmo esquema de cores é usado no escritório, mas usando tons ligeiramente diferentes das mesmas cores. Há menos ênfase nas cores mais claras aqui e mais ênfase no marinho e no uso da madeira média-escura no piso. Em vez da cor saturada de destaque ser o verde, a opção foi o pink.

como escolher a paleta de cor

Veja que você pode mudar um pouco mais as cores, porém mantendo a mesma estética geral do resto da casa. 🙂 

APRENDIZADO

Use cores que você ama! Repita essas cores (ou pelo menos uma cor) em toda a sua casa para ajudar a criar uma sensação de fluxo.

Se você gosta de mudar de cor com frequência, mantenha os elementos principais, como paredes e sofás neutros para que funcionem com tudo.

PERGUNTAS FREQUENTES

Posso pintar as paredes da minha casa inteira com uma cor?
Absolutamente! Escolha uma cor neutra clara com tons mínimos para que você saiba que funcionará em todos os cômodos da sua casa.

Minha “cor saturada de destaque” pode mudar?
Sim! É por isso que é uma cor saturada apenas de destaque e não a cor principal da sua decoração! Usar esse toque de cor com moderação é mais assertivo em sua decoração, e também torna mais fácil trocá-la!

PENSAMENTOS FINAIS

Há muita inspiração para ajudá-lo a refinar sua paleta de cores. Então, não tenha medo de buscar inspiração no Pinterest ou no Google. 

Agora conta para mim: você gostou desse aprendizado? Quer aprender um truque simples, mas super eficaz, para usar cores, adicionar interesse e chamar a atenção no ambiente? Você precisa deste guia prático, clica no botão abaixo:

O @ibdioficial há 20 anos ensina decoração e design de interiores e desenvolveu cursos, guias e tutoriais sobre o universo do design de interiores. O curso completo de decoração de quartos é um deles. Acesse o botão abaixo para conhecer!

Como decorar quartos

Como-escolher-um-esquema-de-cores-para-toda-a-casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − cinco =