Como escolher o cinza perfeito.

Aprenda como escolher a cor de tinta cinza perfeita para as paredes da sua casa com esses truques simples e evite acabar com muito rosa ou bege na cor final da parede!

Eu recebo muito essa pergunta … “Qual é a cor da tinta cinza nas paredes da sua casa?”

Hoje estou respondendo a essa pergunta, mas mais importante, vou explicar como escolher a tinta cinza perfeita para sua casa – porque aqui o porquê e como é sempre mais importante do que o quê!

Cor cinge

Se você nunca ouviu falar no cinge, com certeza já o viu.
A cor cinge é como se o bege perfeito dos anos 90 e o cinza perfeito se casaram e tiveram um filho! A tinta cinge (cinza + bege) é o neutro favorito para paredes hoje em dia porque combina com tudo.

Agora, o problema com o bege é que é difícil escolher o certo. E muitas vezes as pessoas acabam escolhendo um bege que acaba parecendo bege rosado, ou mesmo laranja! 

Minha cunhada recentemente teve esse problema e isso custou muito dinheiro porque ela teve que pagar o pintor para repintar – ah! Eu a ajudei a escolher uma cor cinza perfeita na segunda vez e percebi que há um truque definitivo para escolher uma cor cinza perfeita. —Acredite, eu cometi meus próprios erros bege-rosa no passado, mas aprendi a evitá-los.

Por que você deve usar a cor cinge em suas paredes

Cinza é definitivamente uma tendência que parece não estar indo embora, mas agora ela está indo para um tom mais quente.

Então, o truque é escolher um cinza quente, o que significa que você deve escolher uma tinta cinza com um pouco de bege na composição.
E o que você ganha quando mistura bege e cinza? Isso mesmo, cinge!
Acredite em mim, cinge é seu novo melhor amigo.

Porque cinge é essencialmente uma mistura perfeita de bege e cinza. É considerado um cinza quente e literalmente combina com tudo.

como escolher a cor de tinta cinza perfeita
Você pode ver que a cor cinge da parede combina muito bem com tons de madeira e também com os ton frio (azul) do sofá.
Você pode gostar também: 
Como escolher um esquema de cores perfeito para a casa toda
Como clarear um ambiente

A paleta de cores desta sala tem muitos tons de cinza e azul e as paredes cinges combinam perfeitamente com cores frias e quentes. E mesmo com mais toque de cores, como amarelo e verde, as paredes cinges mantém uma combinação harmoniosa.

como escolher a cor cinza perfeita

Você pode ver nesta sala abaixo que a tinta cinza vai com tudo. Esta sala recebe muita luz natural e o cinza quente é um cenário que deixa tudo perfeito.

como escolher a cor cinza perfeita

Já está convencido? Então vamos mergulhar no passo a passo para escolher a cor de tinta cinza perfeita para sua casa …

Como escolher a cor cinza perfeita

Use o matiz mais escuro da cartela de cores como seu guia.

Usar o matiz mais escuro da cartela de cores como o seu guia, lhe dará uma ideia dos verdadeiros tons que aparecerão mesmo nos tons mais claros.

como escolher a cor cinza perfeita

Vejamos um exemplo.
A segunda cor do topo (imagem abaixo) provavelmente seria aquela que muitas pessoas pegariam como um bom neutro. Mas olhe para o matiz mais escuro nessa amostra. Há muito vermelho nesse marrom. E, à medida que a tonalidade fica mais clara, haverá tons de vermelho ou laranja que aparecerão na cor da parede. Se essa não é a sua intensão, então você não quer isso.

Você vem comigo? Vamos continuar…

Encontre um matiz escuro com o equilíbrio perfeito de marrom e preto.

Novamente usando as cores mais escuras na amostra, observe o sub tom dela. Veja imagem abaixo:

O primeiro marrom contém muito vermelho, e não queremos um rosa aparecendo em nossas paredes.

Em seguida, na segunda tira, você pode ver um marrom- arroxeado aparecendo no tom mais escuro. Então um leve tom roxo aparecerá mesmo quando você usar a cor mais clara.

A próxima amostra tem um tom marrom- esverdeado que você não pode ver olhando para o tom mais claro. Mas sabemos melhor quando olhamos para o tom mais escuro, que nos diz que há um toque de verde nesta cor.

E, finalmente, nos dois últimos você pode ver muito preto no matiz mais escuro, então estes parecerão mais cinzas nos tons mais claros.

A partir daí, você pode restringir sua pesquisa.

Use os tons mais claros da faixa de cores.

Depois de restringir sua pesquisa, você desejará usar os matizes mais claros da faixa de cores afim de determinar a cor cinza que usará nas paredes.
Você pode ver que tenho duas cores básicas abaixo. Um é um verdadeiro marrom, mas você pode ver o cinza aparecer conforme você move a amostra para cima. A outra cor de base é um cinza mais frio, mais verdadeiro e você pode ver muito menos marrom à medida que sobe na faixa.

Isso é importante porque essas nuances aparecerão mesmo nos tons mais claros da cor.

Depois de seguir essas etapas, decidi pela Sherwin Williams Requisite Grey como a cor de tinta cinge perfeita para minhas paredes. É a quantidade certa de cinza com um leve tom quente.

Tom de cinza puro

Eu recomendo que quem busca por um tom de cinza “puro” utilize as cartelas n°246, 248 e 249, da Tintas Suvinil, onde serão encontradas as cores Nevoeiro, Granizo, Espuma Gelada, Cinza Urbano, Tubarão Cinza, Elefante, Prata, Cromio, Ouro Branco e Nanquim, que são os cinzas que mais gosto e mais especifico nos projetos.

E esse é o truque!

Olhando primeiro para o matiz mais escuro, você poderá ver instantaneamente quais as cores de base aparecerão nos tons mais claros da cor!

Que cores combinam com o cinge?

Como mencionei antes, cinge é um neutro frio e quente, então ele realmente combina com tudo. Até você viu como pode adicionar uma cor de base verde ou roxo ao seu cinza e dar apenas um toque de cor da forma que desejar.

Dependendo da tinta cinge escolhida, você pode combiná-la com cores frias, como azul e cinza, a cores quentes, como ferrugem e amarelos. O céu é o limite com esta cor.

Outras considerações ao escolher cores para sua casa.

Muitos fatores são levados em consideração para encontrar a cor cinza perfeita para suas paredes.

Fatores como a paleta de cores de sua casa, também as cores existentes (que você não pode alterar na sua casa no momento) e a cor da luz natural, ou a falta dela, podem alterar a forma como uma cor aparece em suas paredes.

No  curso tutorial de cores eu te guio em todas as etapas para escolher e usar as cores em sua casa para criar uma aparência unida e coesa, mesmo se você já tem elementos com cor como armários de cozinha ou piso por exemplo. Saiba mais sobre este tutorial passo a passo + planilhas clicando aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + treze =