Guia sobre tapetes para ajudá-lo a selecionar o tapete do tamanho certo +pdf!

Neste Post: Você já se perguntou qual o tamanho do tapete que você precisa para o seu espaço? Use este guia prático de tamanhos de tapete para ajudá-lo a decidir!

Um tapete bem escolhido pode adicionar calor e personalidade a um ambiente. Também pode servir para ancorar visualmente o layout do seu mobiliário e absorver o ruído em ambientes de tráfego intenso. Mas, na maioria das vezes, as pessoas fazem a escolha errada quanto ao tamanho de seus tapetes.

Por isso, aqui está um guia útil, que também complementa este tutorial > aqui< , e que vai ajudá-lo a selecionar o tapete no tamanho certo para o seu espaço!

guia prático de tamanhos de tapete

A chave é

Os tapetes podem ser dispostos em camadas sobre pisos de madeira, cerâmica, carpetes e até mesmo sobre outros tapetes. Mas a chave é encontrar o tapete certo no TAMANHO CERTO. Porque um tapete com o tamanho errado tem o efeito oposto ao que você deseja – na verdade, tira o estilo do ambiente.

Na maioria das vezes, geralmente devido a um erro de avaliação da escala ou apenas porque um tapete menor custa menos, as pessoas escolhem um tapete que é muito pequeno para um espaço.
Mas este guia visa corrigir esse problema, dando-lhe a orientação necessária para escolher o no tamanho certo para o seu cômodo!

Na sala de estar

Todos os móveis no tapete

O dimensionamento tradicional em uma sala de estar é ter todos os móveis inteiramente sobre o tapete. Você precisa de um tapete bastante grande, mas o tamanho exato dependerá do tamanho da sua mobília e do seu ambiente. Um tamanho típico de tapete para este visual é um tapete de 2,0 x 2,50m ou maior.

Apenas pernas dianteiras no tapete

Outra opção bastante aceitável na sala de estar é um tapete grande o suficiente para acomodar as pernas dianteiras de todos os móveis. Isso funciona bem em uma sala de estar um pouco menor ou se você estiver com um orçamento mais apertado. Um tapete de área de 1,20 x 1,80m pode funcionar neste tipo de situação, mas, novamente, meça para ter certeza de que todas as pernas dianteiras ficarão apoiadas no tapete.

guia prático de tamanhos de tapete

Na sala de jantar

Na sala de jantar, há duas opções comuns de tapetes.

Tapete retangular

O primeiro é um tapete retangular. É claro que isso funcionará melhor se você tiver uma mesa de jantar retangular ou oval. O tapete retangular mais comum para sala de jantar é um tapete de 2,0 x 2,50m. Se menor, você corre o risco das cadeiras não ficarem no tapete. Se você tiver uma mesa sob medida, menor ou maior do convencional, pode ser necessário um tapete de tamanho diferente.

guia prático de tamanhos de tapete

Tapete redondo

A segunda opção de tapete é um tapete redondo para combinar com uma mesa redonda. Se você tem uma mesa típica de quatro lugares, um tapete redondo de 2,0 x 2,0m é provavelmente o melhor tamanho para o sua sala.

No quarto

Os tapetes no quarto adicionam muito aconchego e conforto. E eles são super confortáveis para quando se sai da cama e põe os pés no chão!

Todos os móveis no tapete

Com esta versão de tapetes, todos os móveis ficam sobre o tapete, deixando apenas uma borda do piso descoberto aparecendo ao redor das bordas do ambiente.

guia prático de tamanhos de tapete

Parcialmente sob a cama

Com esta escolha, o tapete aparecerá debaixo da cama, mais ainda ao pé desta. Além disso, o tapete não se estende até a cabeceira da cama e as mesinhas de cabeceira não se acomodam no tapete. Normalmente, um tapete de 2,0 por 2,5m será perfeito nessa situação, mas virado de forma que o lado mais longo fique paralelo à cabeceira e aos pés da cama.

Ao lado da cama

Se você deseja economizar no orçamento, esta opção é perfeita. Você pode escolher o tamanho do tapete com base no tamanho do seu quarto, talvez um modelo corredor de 0,70 x 1,20m ou até mais em cada lado da cama.

guia prático de tamanhos de tapete

Saiba Mais: Os 7 princípios básicos da decoração

Maior é melhor

Como mencionei, muitas vezes o orçamento é o fator decisivo ao escolher um tapete para o seu espaço. Mas atrevo-me a dizer que se escolher bem, e escolher a opção maior, ficará muito mais feliz com o resultado do que se escolher um tapete de menor dimensão!

Tem que começar

Agora você não erra  mais. E se errou,  já sabe como consertar e melhorar! Então, quer aprender mais sobre decoração de ambientes? Como planejar os espaços,  e o que é necessário fazer em cada uma das etapas da decoração? Então se inscreve no curso “Como Decorar Ambientes – do começo ao fim“, que o @ibdioficial criou para você!

guia prático de tamanhos de tapete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =