Você sabe combinar as cores no ambiente?

Um dos maiores segredos de um ambiente harmonioso é saber combinar cores. E pra facilitar esta tarefa utilizamos uma ferramenta bem prática que ajuda nisso. Esta ferramenta se chama Círculo Cromático. 

saber combinar cores

Conforto ao olhar o espaço

A harmonia cromática ocorre quando escolhemos cores que permitem mantermos o nosso olhar em equilíbrio, ou seja, numa situação de conforto quando olhamos um espaço. E isso se consegue através de uma paleta de cores que retiramos do círculo cromático.

saber combinar cores

As cores devem lhe agradar

As cores tem que lhe agradar, porque elas estão nas paredes, nos quadros, cortinas e, também nos móveis, tecidos e até no piso. Tudo tem cor! Dessa maneira, com a roda das cores a gente consegue fazer várias combinações.

saber combinar cores

A Saturação define o quão viva a cor é, ou seja, se ela está mais perto do cinza, então possui menos saturação. Agora, se já se está mais próxima da matiz original, então possui maior saturação, vibra mais.

A luminosidade é o grau de luz ou brilho mais próximo do preto ou do branco.

Harmonias de Cores Complementares:

Se na sua decoração você busca por um ambiente com contrastes mais intensos de cores, ou seja, vibrante, enérgico, e que chame atenção, então você tem que utilizar as Cores Complementares. Você escolhe duas cores opostas da roda (uma cor quente e uma cor fria).

No caso aqui abaixo, neste primeiro ambiente, vemos o tom roxo berinjela na parede e o amarelo ouro no móvel da TV. Grande porcentagem do ambiente na cor fria, e pequena na cor quente. Pode-se inverter as porcentagens também. Note ainda, que ambas as cores aparecem bem saturadas, ou seja, não foi acrescentado o branco para amenizar sua intensidade.

saber combinar cores

Já, para manter este contraste, porém de forma amenizada, basta alterarmos a INTENSIDADE das respectivas cores, acrescentando o branco a elas de forma que fiquem menos saturadas e mais luminosas como mostra o quarto acima.

Outras harmonias de cores complementares

Harmonia de Cores Análogas

São as cores parecidas que dão um efeito degradê e com pouco contraste, sendo uma ótima forma de utilizar quando se tem receio de deixar o ambiente muito colorido.

Harmonia Monocromática

Esta harmonia pode ou não produzir um efeito final menos interessante. Neste caso, utilize diferentes texturas para valorizar a composição.

saber combinar cores

Montagem do círculo cromático:

Vamos montar um disco de cores? É bem fácil de fazer. Clique no botão abaixo para fazer o download do passo a passo!

E agora que você viu como se usa o círculo cromático, está atento a importância das cores nos ambientes? Quer saber mais? O @ibdioficial tem um guia completo de Cores, que vai te ajudar a escolher as cores da sua casa sem indecisões.

saber combinar cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =