Como incorporar tendências de cores em sua casa

Aproveite ao máximo as tendências atuais de cores de decoração para sua casa, para criar espaços vibrantes e modernos nos quais você vai adorar morar.

A cor é profundamente pessoal. Embora você possa gostar de práticas como o feng shui, que associam cores específicas a um ambiente desejado, ou ter uma experiência em arte que lhe dá algum domínio sobre a roda de cores, a verdade é que somos atraídos por certas cores por diferentes razões. Alguns dos quais são biologicamente enraizados e outros que são de natureza inteiramente pessoal.

Quando se trata de incorporar tendências de cores em sua casa, há algumas coisas que você precisa considerar. Primeiro, você deve pesar a longevidade das tendências, sejam elas atemporais ou apenas uma moda passageira. Isso lhe dará dicas sobre as melhores maneiras de incluir as cores da decoração de sua casa. Seja com pinturas de paredes ou móveis ou então por meio de acessórios fáceis de substituir. E a partir daí, você deve considerar como se conecta às cores emocionalmente e, claro, se elas refletem as sensibilidades do seu estilo pessoal.

Comparando tendências de cores na decoração

O que você precisa lembrar ao examinar as paletas de cores que estão em alta, é que elas foram projetadas para servir de guia pros Designers criarem paletas de tendências para mostrar as pessoas o que é possível.

A maioria das empresas de tintas lança novas paletas anualmente, com esquemas que levam em conta as tendências atuais. E também incorporam o que prevêem ser tendência no próximo ano, muitas vezes com base no feedback do consumidor e outros campos de design.

Por exemplo, os tons de cinza frios que dominaram a última década como o “it” neutro estão atualmente mais quentes. É o que chamamos de cinges (uma combinação de cinza e bege) ganhando popularidade. Porém, os que não gostam dos tons de bege, encontram um meio-termo feliz com os tons de verdes mais quentes.

tendências atuais de cores de decoração

A outra coisa a se considerar sobre as tendências das paletas de cores é que elas incluam cores para casa que têm algum apelo duradouro. Nem todo mundo quer repintar todos os anos quando surgem novas tendências de cores. Então, pense na paletas de cores com tons que permanecerão atraentes por pelo menos alguns anos.

Em outras palavras, se você usar uma cor “da moda” e mais saturada numa das paredes principais da casa, em vez do tom médio ou claro recomendado, isso pode afetar na longevidade.

Também não esqueça do brilho da tinta que pode afetar na aparência geral. 

Incorporando cor moderna em sua casa

Depois de começar a examinar as tendências de cores na decoração da casa, é provável que você descubra que se incline para certas paletas. Você pode preferir tons quentes ou frios, ou pode ir em torno de cores específicas, como vermelhos, azuis, verdes ou roxos. Você pode gostar também de tons saturados ou então descobrir que tons pastéis são mais atraentes.

Independentemente de sua preferência pessoal, existem maneiras simples de incorporar as cores da moda.

Neutros

Por isso, os neutros são uma escolha segura porque combinam com tudo. Geralmente não são ofensivos e, quando se trata de revenda, apresentam uma tela em branco que permite que os compradores em potencial visualizem mais facilmente o potencial do espaço. Como resultado, é fácil usar neutros em toda a casa.

Nesse sentido, eles são uma ótima opção para compor a maior parte do espaço, especialmente se você não quiser repintar com frequência conforme as tendências de cores. E também se você tem muitos móveis, obras de arte e acessórios com coresmais saturadas.

Mesmo neutros mais saturados, como azuis e cinzas, podem funcionar como um pano de fundo adequado para a decoração de sua casa.

Nesse sentido, começar com uma base neutra nas paredes torna muito mais fácil incorporar cores novas e diferentes à decoração da sua casa. Simplesmente trocando almofadas, mantas ou um tapete, você pode transformar sim toda a paleta de cores de um ambiente suave e passivo a ousado e vibrante.

tendências atuais de cores de decoração

Veja mais: Como clarear um ambiente

Cores fortes (saturadas)

É aqui que você pode se divertir com as cores na decoração, mas também deve ser cauteloso. Pois, é muito fácil exagerar quando você começa a adicionar muitas cores brilhantes e saturadas ao seu espaço.

Se você quer experimentar, existem maneiras de fazer isso. Por exemplo, realçar uma parede é uma excelente maneira de experimentar uma cor ousada em um cômodo sem muita despesa.

Você cria um ponto focal e se não gostar, é fácil repintar rapidamente.

tendências atuais de cores de decoração

Você também pode, ao invés de pintar a parede, experimentar tons fortes saturados por meio de acessórios como tapetes, cortinas, luminárias, almofadas e mantas, obras de arte e até mesmo móveis relativamente fáceis de substituir.

Considere escolher uma cor básica para usar em toda a sua casa para criar uma decoração mais coesa e evitar uma mistura de cores brilhantes que podem se tornar opressivas.

Veja que, quando você mantém uma base neutra, é fácil mudar as demais cores conforme as tendências mudam.

tendências atuais de cores de decoração

Uma ótima opção são as capas de sofás ou almofadas em tons fortes. Se você se cansar deles ou as tendências de cores mudarem drasticamente, você pode retirá-los e substituí-los com um custo relativamente baixo.

Esquemas monocromáticos

Se você está hesitante em ficar muito louca com as cores, você pode criar um grande impacto, sem grande drama, escolhendo uma paleta monocromática. Quer opte por opções neutras ou mais coloridas, a escolha de tons saturados, médios e claros na mesma família de cores permite adicionar interesse visual e diferenciar zonas dentro dos ambientes.

A vantagem é um design coeso sem esforço que adiciona um apelo discreto e uma vibração profissional ao seu interior.

tendências atuais de cores de decoração

Emoção x tendências de cores na decoração

Não há como negar que as cores da decoração da casa podem provocar emoções. Adicionar rosa choque, tangerina ou amarelo picante a um escritório pode estimular alegria e criatividade, enquanto azuis, verdes e cinzas suaves podem dar ao seu quarto uma vibração verdadeiramente relaxante.

Para inserir as tendências de cores na decoração da sua casa, considere primeiro onde inserir estas cores, e considere também como estas cores te fazem sentir ou então qual a emoção que você espera criar em seu espaço .

Você nunca vai querer escolher uma paleta só porque ela apresenta cores da moda. Então, certifique-se de que estas cores falam com você em um nível pessoal, senão é provável que você acabe mudando mais cedo que imagina.

Quer aprender como criar uma paleta de cores que você ame, mesmo se houver cores em sua casa que você não pode alterar? Clique abaixo e aprenda mais com o tutorial sobre cores que o @ibdioficial preparou pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =