O passo a passo para decorar espaços- Tutorial

Quer você queira decorar sozinho, ou então contratar um designer de interiores para decorar sua casa, você estará em uma posição melhor se souber, de fato, como funciona o processo de decorar ambientes. Então, junte-se a mim aqui que hoje vou explicar o passo a passo para decorar espaços que impactam. 

Listagem

Uma boa decoração começa com papel, caneta e reflexão. Anote tudo. Pense no estilo de vida das pessoas, em suas rotinas, nos ambientes onde passam a maior parte do tempo, onde a família se reúne, onde ficam os amigos.

Faça uma relação sincera sobre tudo o que as pessoas gostam: Por exemplo, cozinhar, ouvir música, assistir a TV, etc… Liste também os móveis e objetos de que realmente precisam, não se esquecendo de nada. É a partir daí que você vai definir o número e o tamanho de estofados e de armários, os pontos de luz,etc.

Estilo

Se você nos conhece, você sabia que isso estava por vir! Trazer seu estilo pessoal para o seu espaço é uma das partes mais importantes no projeto de um ambiente. Mas também pode parecer um desafio se você não tiver certeza de qual é o seu estilo.

Comece se inspirando. Passe algum tempo navegando no Pinterest, Instagram, salvando tudo o que você gosta. Se você estiver projetando um quarto por exemplo, arquive todas as ideias de cores de pintura, formatos interessantes de móveis e até mesmo peças de armazenamento para quartos que se destaquem para você. Tudo se resume à coleta de informações (e inspiração), portanto, torne-a divertida e tranquila para você.

Conheça o meu tutorial completo de planejamento e decoração de quartos > aqui

Depois de reunir um punhado de imagens e ideias de design, analise tudo o que você salvou e, em seguida, edite suas descobertas para seus favoritos e as ideias que fazem mais sentido para o seu espaço. Por exemplo, se você ama o minimalismo, mas tem filhos pequenos e bagunceiros, você sabe que o visual elegante todo branco não vai rolar, mas você ainda pode considerar móveis brancos que são adequados para crianças.

O que você vai acabar tendo é um senso mais claro de seu estilo pessoal e estético para o ambiente que você está projetando. Se você não sabe por onde começar, comece pelo MoodBoard, veja mais sobre ele > aqui <!

Medidas

Se ainda não encontrou a estante ideal, não preencha uma área vazia na parede com o primeiro móvel que encontrar pela frente. Meça todos os móveis para não correr o risco de comprar algo que depois não cabe no espaço ou então que passe a sensação de sufocamento. Uma trena é capaz de evitar grandes prejuízos de tempo e dinheiro.

Saiba Mais: Como medir ambientes

Distribuição dos móveis e Circulação

Comece com seus móveis de base, que são os que ocuparão mais espaço e darão o tom em seu espaço. Em uma sala de estar, geralmente são o sofá ou lateral, a mesa de TV e as poltronas. Em um quarto, é provavelmente a cama e quaisquer peças de armazenamento do quarto, como uma cômoda ou armário. Ao fazer compras, mantenha-se fiel ao seu estilo, sobre o qual você já deve ter uma boa ideia. Depois de definir as peças básicas gerais, será muito mais fácil decorar o resto do seu cômodo.

Não esqueça! você deve estudar cuidadosamente a tabela de exigências mínimas de espaço e tomar nota das medidas das distâncias entre os móveis. Depois analise se existe, de fato, espaço suficiente para movimentação e abertura de portas e gavetas.  Verifique todas as atividades que você normalmente irá desenvolver no cômodo para ter certeza de que as condições de circulação e os espaços necessários são satisfatórios.

Veja Mais: Ferramenta simples para testar diversos layouts de espaços

Decorando em etapas

Primeiro escolha os móveis maiores, considerando a necessidade do cliente e o também o tamanho do cômodo. Depois > defina sua paleta de cores. Por último escolha os demais elementos como tapetes, almofadas, mesinhas de apoio e luminárias.

Veja mais: como escolher seu esquema de cores para toda a casa

Veja Aqui também: Como usar almofadas na decoração 

o passo a passo para decorar espaços
Retirado do Tutorial completo: Princípios Básicos do Design de Interiores

Que tal aprofundar este assunto com o tutorial completo sobre os princípios da decoração? 

Enquanto você, ou o seu cliente ganham fôlego e economizam para completar a decoração, sugere-se que se sinta o espaço para não errar na hora de escolher os acessórios. Uma obra de arte bacana por exemplo, deve ser comprada com cuidado, pois ela vai te acompanhar por muito tempo.

No processo de decoração pense:

Elemento Decorativo Dominante

Tenha cuidado com as misturas. Eleja um elemento dominante, algo que se repete no ambiente – uma determinada cor, ou então o material de que são feitos os móveis, e direcione seu trabalho com base nele. A idéia aqui não é tornar o espaço monótono, mas coerente.

Proporção

Sem a proporção não há decoração que resista. Portanto, pense na sua casa, observe seus móveis e objetos avaliando seus volumes. O arranjo de flores não estaria muito grande para a mesinha lateral do sofá? Ou então pequeno demais para um vaso tão alto? E o sofá de quatro lugares não parece exagerado num ambiente de medidas reduzidas?

Equilibrio de Volumes

Como o equilíbrio e a simetria podem afetar a decoração? O equilíbrio de volumes nos faz sentir em paz e conforto. A simetria, por outro lado, é um dos princípios básicos da arte. No entanto, na decoração não requer espelhamento total. Os decoradores adoram criar um equilíbrio assimétrico que é mais informal, animado e dinâmico.

7 princípios básicos da decoração

Dê uma olhada na decoração geral dos espaços que você vê. Veja como os lados direito e esquerdo do ambiente parecem iguais. Se sua resposta for Sim, o ambiente está em equilíbrio!

Veja Mais sobre equilibrio aqui > neste post

Considerações

Mais importante ainda, lembre-se de ser fiel ao seu estilo. Seu ambiente completo deve refletir seu estilo pessoal e estético!

Então, pronto para decorar a sua casa ou aspirar uma nova carreira como decorador(a)? Que tal aprofundar este assunto com o meu guia estratégico passo a passo que vai lhe dar as ferramentas de que você precisa para finalmente ganhar a confiança para criar espaços que você AMA.

Este treinamento irá guiá-lo através das etapas de COMO retrabalhar o layout de sua mobília atual se ele não estiver funcionando para você.

O guia fala sobre todo o processo de projetar ambientes do início ao fim, incluindo:

  • Como descobrir o melhor layout de móveis para qualquer cômodo e ser capaz de ver o potencial de um espaço vazio.
  • A maneira mais fácil de criar um moodboard para que você possa ver sua visão ganhar vida (e evitar comprar itens que não combinam bem)
  • Como estilizar seu espaço com os acessórios CERTOS que farão com que o ambiente seja aconchegante e acolhedor, sem ser desordenado
  • Como criar a paleta de cores que encaixa no seu estilo e combine com o restante da decoração.
como se tornar decoradora e alavancar a carreira
Seja um(a) decorador(a)! Permita-se!

Quer ir além e transformar sua paixão por design de interiores em uma profissão? Esse curso que vou te mostrar é TOP! Acesse clicando no botão abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 2 =