
Por onde começar a decoração?
Na semana passada, eu estava ajudando uma amiga a escolher as cortinas para a sala dela.
Essas conversas sempre me lembram que muitas vezes estamos tão consumidos com a aparência que queremos “causar” no espaço – o que é ótimo porque tem grande impacto em como nos sentimos,
MAS…
… o ponto de partida deve ser sempre considerar a função primeiro.
👉🏼É a única maneira de garantir que o que você tem ou traz para sua casa serve a você e sua família e de fato afeta como você quer se sentir em casa.
Então, no caso de escolher cortinas para a sala, não começamos com a escolha da cor ou do tecido, eu a orientei a pensar primeiro na função:
❔ Quanta luz entra pelas janelas? Ela queria manter alguma luz entrando? Houve alguma necessidade de bloquear a luz?
❔ Com que frequência se abrem as janelas? As cortinas precisam ser facilmente puxadas para abrir e fechar?
As respostas para 👆🏽 essas perguntas rapidamente ditaram a escolha do tecido e até estreitaram as escolhas de estilo de cortina. (Tecido tipo linho para deixar a luz entrar enquanto a filtra um pouco, e prega de ilhoses no varão que deslizam facilmente para abrir e fechar.)
Portanto, se você estiver trabalhando na decoração de um único cantinho da casa ou de um ambiente inteiro, sempre comece com a função primeiro.
Tá gostando das dicas?
Então, se você colocá-las em prática, me conta lá no meu insta @designpordentro, porque eu vou querer saber!
E para você que curtiu, olha só esse Guia Completo de Decoração, com todas as dicas que você precisa saber para decorar ambientes do zero. Inclusive com o Guia completo de como usar as cortinas.
por onde começar a decoração