Saiba qual o melhor piso para apartamento pequeno

Tá começando a decoração de um apartamento pequeno? Com os espaços cada vez menores temos que decorar sem prejudicar o conforto dos moradores nem a funcionalidade do espaço. Como organizar os móveis e selecionar as cores? Como evitar a sensação de aperto?

Pra te ajudar eu trouxe uma solução de piso que dá a sensação de amplitude nesse tipo de apartamento, e que você tem que ter atenção:

Escolha um único revestimento

Pra começar, escolha um único piso para todo o apartamento. Assim você tem a sensação de que ele é maior porque não causa a quebra da unidade espacial. Os porcelanatos e pisos vinílicos são os grandes aliados, afinal, você pode utilizar em todas os cômodos inclusive cozinha e banheiro.

Mas, se mesmo assim você quer colocar pisos diferentes, é provável que terá que fazer uma soleira. A soleira é um elemento de transição que dá acabamento a dois ambientes diferentes, ou então serve para nivelar pisos que tem alturas diferentes. No caso, ela nivela o encontro destes pisos. Eu sugiro que você faça do mesmo material de um dos pisos escolhidos. Porque se fizer com um terceiro material, a composição fica desarmônica, pois quebra com a sensação de integração.

decoração de um apartamento pequeno

Evite peças grandes

Em ambientes pequenos, evite porcelanatos muito grandes, pois você terá dificuldades nos acabamentos e no corte das peças. Também evite o uso de estampas, porque atrapalham a composição do ambiente e reduzem a ideia de espaço amplo.

decoração de um apartamento pequeno

Veja Mais: Saiba o que é Moodboard e como decorar ambientes com ele.

Qual a melhor paginação

Escolhido o formato, você tem que definir a melhor paginação do piso pro seu apartamento.

Porcelanatos quadrados: inicie a paginação a partir da porta de entrada e siga em linha reta por todo o apartamento, sem quebrar a sequência. O porcelanato quadrado posicionado em 45 graus (diagonal), faz com que o espaço pareça menor ainda. Cuidado.

Porcelanato em formato de ripa: aqui você tem que usar a paginação de amarração, só que sempre escolhendo a posição (vertical ou horizontal), e isso vai de acordo com a necessidade do projeto. Se o apartamento é comprido e você quer deixar ele mais largo, então escolha a paginação na horizontal. Mas se você quer deixar ele mais comprido, é melhor fazer a paginação na vertical.

decoração de um apartamento pequeno

Todos esses detalhes são bem importantes! Porque o piso é um dos elementos que vai dizer se o seu projeto está bonito ou está feio, afinal ele preenche a maior área! E é assim: A medida que a gente vai estudando a gente fica mais confiante e melhora a qualidade do nosso trabalho, neh!

Se você quer aprender tudo sobre pequenos espaços o @ibdioficial tem um Tutorial Aprenda a Decorar Pequenos Espaços , que te ensina todos os segredinhos de decoração e planejamento: tem medidas mínimas, móveis coringas, como usar cores, texturas, e muito mais! Dá uma olhadinha.

decoração de um apartamento pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =