Etapas de trabalho do Paisagista

O profissional trabalha em etapas até chegar ao projeto definitivo. Vamos ver agora quais são estas etapas de trabalho do Paisagista.

Estudo preliminar

A primeira delas é o estudo preliminar, quando é feito o levantamento de todos os dados técnicos do ambiente, tais como iluminação, clima, volumes e espaços.

Consiste na elaboração de croqui, fotos, medidas, entrevistas com o cliente, avaliação das condições do local, bem como os objetivos aos quais se propõem a obra. A seguir começa o processo de criação, com a concepção geral do ambiente, organização das ideias e realização de pesquisas.

Ante-Projeto

A segunda etapa é o anteprojeto, apresentado através da planta baixa, das espécies de plantas, materiais, ideias e mudanças se necessário. Esta etapa estará finalizada com a aprovação do anteprojeto onde não há mais modificações.

como fazer o projeto de paisagismo
Veja mais: as atividades do paisagista passo a passo

Projeto Executivo

A última etapa é o projeto de execução, representando a solução definitiva do anteprojeto. Contém ainda a especificação de elementos que devem acompanhar a obra, manual técnico de implantação com detalhes necessários à sua execução, manual de manutenção de jardins, manual de manutenção de vasos, memorial botânico com relação de espécies, fotos e descrição.

Execução do projeto

Existem casos em que o paisagista fica responsável pela elaboração do projeto e também se encarrega de cuidar do gerenciamento e da execução do trabalho, orientando as atividades dos jardineiros que irão colocar o paisagismo em prática.

Porém, alguns cuidam apenas do projeto, e nesses casos é necessário contratar uma empresa para realizar o gerenciamento e execução do serviço de paisagismo.

É nessa etapa que o paisagismo ganha forma, onde vemos os resultados do projeto se concretizarem à medida que são plantadas as mudas, instalados os acessórios e o mobiliário escolhido.

Consultoria de paisagismo

A consultoria em paisagismo é um serviço mais pontual e prático, que não contempla todos as etapas de um projeto paisagístico. Através dela é possível buscar orientações e esclarecer dúvidas diretamente com o profissional, que costuma cobrar um valor fixo pela hora técnica de consultoria. Após a consultoria o paisagista passa um resumo das informações apresentadas para que o cliente tenha mais facilidade na hora de colocar o trabalho em prática. Há vários formatos de apresentar a consultoria ao cliente. A consultoria pode ser feita tanto de forma virtual, quanto presencial.

O resultado final do trabalho é um projeto paisagístico que atenda às necessidades e gostos do cliente, proporcionando a ele sensações de conforto e bem-estar.

Etapas de trabalho do Paisagista

Você quer dominar as técnicas de paisagismo e tornar o seu espaço- ou de seus cliente- mais bonitos com ajuda das plantas e elementos auxiliares? Então olha isso:

curso de paisagismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 7 =