Como clarear um ambiente

Experimente estas 5 dicas fáceis para iluminar um ambiente escuro sem grandes reformas e sem quebra-quebra! Você já se perguntou quais cores iluminam um ambiente escuro? Mesmo se você estiver trabalhando em um espaço que não tem janelas ou luz natural, ainda assim você pode fazer com que pareça iluminado por meio de mudanças decorativas.

Como fazer um ambiente escuro parecer mais claro?

Não sei você, mas eu gosto de espaços claros e arejados quando se trata de decorar minha casa. Pode me dar todos os brancos brilhantes, texturas neutras e luz natural – isso deixa meu coração feliz por estar em um espaço claro e alegre!

No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer. É por isso que decidi compartilhar todas as minhas melhores dicas para ajudá-lo a iluminar um ambiente escuro! Estas são as minhas 5 dicas principais para iluminar qualquer divisão ou espaço da sua casa! Mesmo se você estiver trabalhando em uma sala sem janelas ou luz natural, ainda há maneiras de iluminar as coisas.

Ilumine o ambiente com cortinas

Você já se perguntou: como posso obter mais luz nesse ambiente escuro? Esta pode ser uma resposta óbvia, mas a primeira coisa que você pode fazer para iluminar um espaço em sua casa é permitir a entrada de mais luz natural! Eu costumo decorar com cortinas de cores claras porque adoro a forma como a luz entra – ela cria um brilho suave.

Minhas cortinas favoritas para ambientes no geral são essas cortinas simples de algodão branco. Mas, na verdade, qualquer cortina branca terá um efeito semelhante.

Você pode até escolher uma cor cinza claro ou bege – quaisquer cortinas que sejam claras e neutras deixarão passar bastante luz.

Use luz natural nos quartos

Nos quartos, gosto de usar cortinas tipo blackout para ajudar a manter a luz apagada quando quero dormir. Opa, espere! Manter a luz apagada? Isso é exatamente o oposto do que estou falando aqui. Aqui está como eu deixo o quarto iluminado durante o dia:

Coloque a cortina de blackout com uma cortina transparente por trás dela. A cortina de blackout ainda deve ser branca ou clara para ajudar a manter o espaço claro e arejado.

Dessa forma, durante o dia, deixo as cortinas de blackout afastadas, em forma de xales. A luz vai fluir através das cortinas transparentes e criar o incrível efeito de brilho suave que mencionei antes. 

As cortinas de blackout também fornecem uma camada adicional de isolamento na frente das janelas. Este isolamento extra é bom para manter um cômodo confortável durante o verão ou inverno.

Ilumine com tinta

A pintura é uma maneira mais barata e fácil de iluminar um ambiente como um todo. Pinte suas paredes de branco ou off-white e verá que o ambiente parecerá mais aberto e claro. Especialmente se você estiver trabalhando em um espaço sem janelas ou com pouca ou nenhuma iluminação natural.

Outra coisa que adoro nas paredes de cores neutras é o pano de fundo branco que ela cria para mostrar destacar uma decoração. Esta é uma ótima maneira de tornar um espaço aberto e arejado.

Quando se trata de escolher a cor certa, pode ser opressor! Quem diria que havia tantos tons diferentes de branco para escolher! Meus brancos favoritos para paredes interiores são algodão egípsio, o cinza urbano e o petúnia branca da Sulvinil.

iluminar um ambiente escuro

Aprenda mais sobre cor base, confira este post: Cor base na paleta de cores

iluminar um ambiente escuro

Acho que você vai gostar destes conteúdos também. Olha só:

Você sabe combinar cores no ambiente?  

Porque a cor envelhece

Ilumine com tapetes

Esta é uma dica bastante simples, mas pode fazer toda a diferença! Os tapetes são uma ótima maneira não apenas de adicionar textura e interesse a um ambiente, mas também podem ajudar a iluminar um ambiente escuro. Assim como a pintura, os tapetes de cores neutras claras são uma ótima maneira de iluminar uma sala sem janelas ou com luz natural limitada.

Existem tantas opções de belos tapetes por aí e eles são oferecidos em todos os níveis de preços diferentes.

Eu adoro a parede com detalhes em madeira, mas ela cria um tom forte e quente no espaço, e isso trás um efeito de escurecimento. Para neutralizar isso, usei um tapete de cor clara.

Ilumine com espelhos

EU AMO decorar com espelhos. Eles tornam as peças de decoração fáceis e são uma maneira fácil de iluminar um ambiente escuro, porque amplificam e refletem a luz natural. Quando o espelho é bem colocado certamente deixará o ambiente mais claro. Tente posicioná-lo diretamente em frente a uma janela ou em uma parede adjacente.

Pode usar o espelho também para refletir imagens de paredes brancas, cortinas e tapetes leves! Isso adicionará interesse e brilho ao mesmo tempo. Abaixo, listei imagens de alguns espelhos favoritos.

Ilumine com acessórios

Decoração é minha maneira favorita de iluminar um ambiente. Decorar pode ser muito divertido, especialmente quando você está decorando com um propósito! Adicionar uma decoração neutra ajuda a tornar o ambiente mais claro.

Tente procurar peças clássicas que resistirão ao teste do tempo. Dessa forma, eles não precisam ser substituídos a cada temporada. Além disso, isso ajuda a aproveitar ao máximo seu orçamento de decoração.

Pense fora da caixa e combine itens de decoração com texturas diferentes. Essa estratégia adiciona interesse visual. Abaixo estão alguns exemplos de como trabalhar com uma decoração neutra.

Essa imagem é um moodboard. Quer entender mais sobre ele? Veja aqui

O vidro transparente e a porcelana branca são peças atemporais que são sempre boas maneiras de ajudar a iluminar um ambiente escuro! No final das contas, decorar é uma forma de expressar SEU estilo, então divirta-se com isso! 

Dicas para iluminar um espaço escuro em sua casa

  • Use cortinas de cor clara.
  • Coloque cortinas transparentes em camadas com cortina de blackout em um quarto.
  • Pinte novamente usando cores brancas ou off-Whites.
  • Tapetes claros e arejados podem ajudar muito a deixar um ambiente mais claro!
  • Faça com que a luz natural disponível vá mais longe com os espelhos.
  • Decore com itens de decoração de cores neutras e tente usar várias texturas.

 

É isso! Essas são minhas dicas principais para iluminar QUALQUER espaço escuro. Então, gostou?Que tal ir além e aprender como escolher sua paleta de cores com confiança?
Aprenda o processo passo a passo que o ajudará a usar as cores adicionando interesse e chamar a atenção no ambiente, e como usar sua paleta de cores em qualquer espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =