11 soluções para os problemas na fase de implantação do paisagismo

Muitos dizem que querem trabalhar com paisagismo, pois é uma profissão zen. Só que não é bem assim. Quem pensa isso, é porque não sabe de alguns apuros que ocorrem para quem não é profissional de verdade. Erros na implantação do paisagismo

Acordar de madrugada para comprar as melhores plantas, ensinar os jardineiros e auxiliares a plantar, convencer o cliente que se plantar aquela espécie naquele local ela irá morrer, esperar a planta que não chega, ensinar o zelador a irrigar de maneira adequada são ocorrências que podem acontecer.

erros na implantação do paisagismo
European man with pitchfork is angry, losing his mind standing in garden

Quais são e como solucionar os problemas durante a implantação do paisagismo:

  • Entrega de plantas erradas, por isso, é sempre importante comprar pelo nome científico
  • Entrega das plantas com porte diferente do comprado. Para que isso não ocorra deixe especificado no pedido o porte das plantas.
  • O frete que não chega no horário combinado. Minimizamos o problema acompanhando o frete e trocando os números de celulares
  • As espécies foram plantadas com espaçamento errado ou com a parte mais bonita para o lado contrário. Neste caso, deve se retirar as mudas e plantar novamente. Também, o ideal é a contratação de um jardineiro bom, que conheça as técnicas de jardinagem. Mas se este profissional está difícil no mercado, então, treine-o.
  • No local há impedimento de trânsito de caminhão no horário solicitado. Você deve verificar os horários que os caminhões podem circular, principalmente nas áreas centrais das grandes cidades. Programe-se, inclusive com algum responsável do local para recebimento durante a madrugada.
  • Não havia a planta no dia planejado para compra. É importante encomendar todo material necessário, isso minimiza este tipo de riscos.

Tem mais?

  • O jardineiro não foi trabalhar. Contrate jardineiros de confiança e tenha sempre alguns disponíveis para alguma emergência.
  • Esta chovendo no momento da implantação. Caso haja tempo, suspenda o plantio e aguarde a estiagem, mas se não houver, tenha sempre algumas capas de chuva para estes momentos
  • As plantas já chegaram e o solo não está preparado. Isso é muito comum, as pessoas erram muito no cálculo de tempo para o preparo do solo. Por isso, analise bem as condições do terreno para não errar nos cálculos, inclusive no orçamento e só encomende as plantas quando o solo já estiver pronto.
  • Os jardineiros necessitam se alimentar durante o trabalho. Verifique sempre se há local próximo que venda água e alimento. Caso não tenha, é importante recomendar que os jardineiros levem a alimentação e água, e é bom o paisagista levar também para alguém que tenha esquecido.
  • A terra que chegou está cheia de “ bulbos e sementes germinado. Compre terra de produtor conhecido e idôneo, vale a pena pedir terra peneirada.
Atividades do Paisagista

Por melhor que seja o projeto, se a implantação não for bem feita dificilmente teremos um trabalho com qualidade. E de quem será a culpa? Do paisagista com certeza!

Invista em estudos

Uma coisa que o @ibdipaisagismo sempre fala para todos que querem se tornar paisagistas é: se vocês  aprendem a fazer paisagismo de verdade, vocês terão uma carreira acima da média! E sabe por quê?

O que tem de profissional com dúvida ao desenvolver um projeto e o que tem de cliente querendo desenvolver um projeto e que não contrata o profissional por não tem certeza se ele está seguro o suficiente para fazê-lo é muito grande.

Então invistam o tempo de vocês em estudo coerente e consistente. Você pode se profissionalizar muito entendendo sobre isso.

Quer saber como se tornar um paisagista de verdade?

Então conheça o Programa de Formação Profissional em Paisagismo do ibdi e ganhe o E-book de paisagismo!

curso de paisagismo

1 comentário


  1. Post bem didático, realmente… Já imaginou comprar uma muda caríssima e não ter alguém que foi instruído a regar a muda? Já imaginaram o tamanho do prejuízo de a planta morrer?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 13 =