Como criar uma paleta de cores para sua casa- Tutorial

Neste post, vamos além da criação de uma paleta de cores de tinta. E apresento os passos para escolher cores que vão juntas criar uma sensação coesa de um cômodo para o outro com uma paleta de cores para a casa inteira.

Se você tem se esforçado para descobrir por onde começar quando se trata de criar um visual harmonioso em sua casa, você está com sorte. Porque hoje tenho uma resposta para você e uma folha de dicas para impressão gratuita para ajudá-lo nesta caminhada!

O melhor lugar para começar é com as cores. Mais especificamente, a criação de um esquema de cores para a sua casa garantirá que um cômodo se encaixe perfeitamente ao outro, mesmo que o estilo de cada cômodo seja um pouco diferente. Uma paleta de cores, por definição, está usando o esquema de cores de sua escolha em diferentes áreas da sua casa. E, a paleta de cores para sua casa tornará suas escolhas de decoração muito mais fáceis porque limitará a quantidade de opções que você tem.

Por que definir esquemas de cores é tão importante

Além do fato de que os apartamentos decorados não têm absolutamente nenhuma bagunça (ou brinquedos espalhados), há uma razão pela qual eles são tão bons. A razão é que eles usam cores que combinam muito bem e as repetem por todos os cômodos.

Agora, não estou dizendo que me esforço para ter uma casa que se pareça com um apartamento decorado. Porque isso não é a vida real, mas direi que quando comecei a pensar em criar uma paleta de cores para minha casa, definitivamente segui dicas destes apartamentos decorados.

Em apartamentos decorados, normalmente há um esquema de cores completo que é carregado por toda os cômodos, e que flui bem!

Como fazem isso?

Bem, eles usam um número limitado de cores em sua paleta de cores, mas usam elas de maneiras diferentes em cada espaço, criando uma casa que flui de um cômodo para o outro. E mesmo que o estilo varie um pouco de um cômodo para outro, as cores conectam cada cômodo. E isso é bem importante em casas que tem o conceito de cômodos abertos.

Quando conversamos antes sobre quais são suas maiores dificuldades quando se trata de decorar sua casa, a maioria de vocês menciona a cor. Mais especificamente, que é difícil decidir sobre um esquema de cores para o interior e você não sabe como escolher cores que combinem. Ter um esquema de cores definido para sua casa vai ajudar com todas essas três coisas, porque você terá escolhido as cores, o que lhe dará um ponto de partida e que limitará automaticamente suas escolhas.

Como criar uma paleta de cores para sua casa

Quando nos mudamos para nossa casa pela primeira vez, eu sabia que queria na paleta um cinza quente para a sala de estar.  Então comecei a olhar de perto as ideias de paletas de cores.

Mas escolher as cores para a sua casa pode ser realmente opressor. Então tive que criar um processo que garantisse que eu tivesse uma paleta de cores unificada e seria capaz de usar minha decoração em mais de um cômodo.

Imprima abaixo sua ficha de referências da paleta de cores gratuita para organizar suas ideias à medida que você lê esta postagem. Basta inserir seu endereço de e-mail abaixo e eu o enviarei imediatamente!

A regra mais importante para criar uma paleta de cores para sua casa

As cores que você usa em sua casa dependem totalmente de você. Faça o que te faz sentir realmente bem porque ninguém nunca se cansa disso, certo?

Limite-se a 3-5 cores para a sua paleta de cores.

Para os que amam cores, isso pode parecer limitante, mas eu prometo que você ainda vai acabar com uma casa colorida.

Para os que têm medo da cor, opte por tons mais suaves, para adicionar cor à sua vida sem que fique muito estampada no rosto.

Lembre-se, não estamos falando sobre refazer toda a sua casa de um dia pro outro.

Estamos falando sobre como definir o esquema de cores do seu interior para que, ao longo do tempo, ajude a orientar suas decisões de decoração e criar uma aparência coesa que se pareça com você, mas também leve em consideração as cores da sua casa mesmo as que você não pode alterar.

Ok, vamos lá!

Perguntas a fazer a si mesmo antes de escolher as cores para sua casa

Quais cores você ama?

Começar com sua cor favorita significa que você não vai se cansar dela tão cedo. Agora, eu não estou dizendo que, se sua cor favorita é azul cobalto, você deve pintar todas as paredes dessa cor, mas você pode definitivamente usá-la como ponto de partida.

A questão é que a cor evoca emoção. Pense em lugares ou vistas que fazem você se sentir incrível e comece a perceber se há certas cores que você pode trazer para sua casa que vão lhe dar essas mesmas sensações.

Quais cores você já tem e que não pode mudar?

99,9% de nós não temos um orçamento ilimitado, o que significa que estamos sempre tentando descobrir maneiras de trabalhar com o que já temos. Pense em coisas como móveis, armários, bancadas e pisos já existentes.

Quais as cores base das cores existentes no ambiente?

Descobrir as cores bases ao olhar para os elementos inseridos no espaço é muito parecido com o que falei aqui nesse post. Você tem que observar a cor e decidir se essa cor tem em sua composição a cor vermelha, verde, azul, marrom ou amarela. 

Para obter o passo a passo completo de considerar todos esses componentes e criar uma paleta de cores que seja perfeita para você , confira o >> tutorial de cores completo<<.

Como você quer que seja o seu espaço?

Você quer que sua casa pareça calma tipo um spa? Ou animada com muito contraste? Ou que tal super moderno? Sua paleta de cores o ajudará a alcançar a sensação que você deseja.

3 tipos diferentes de esquemas de cores para toda a casa

Esquema de cores monocromáticas

Se você tem medo de cor, ou quer que seu espaço pareça moderno e limpo, você provavelmente vai querer escolher um esquema de cores monocromático.

Monocromático significa diferentes tons ou matizes da mesma cor. (Tenho muito disso acontecendo em minha casa.)

como criar uma paleta de cores para a casa

Esquema de cores harmoniosas (análogas)

Se você está procurando uma sensação calma ou relaxante, vai querer uma paleta de cores harmoniosa.

As cores harmoniosas estão próximas umas das outras na roda de cores. Elas andam juntas porque são essencialmente feitas um do outra.

como criar uma paleta de cores para a casa

Esquema de Cores Complementares

Se você adora alto contraste e muitas cores vivas, você vai querer um esquema de cores complementar.

As cores complementares são opostas umas às outras na roda de cores, o que significa que elas se contrastam. Cada cor está sozinha.

como criar uma paleta de cores para a casa

Agora você está pronto para começar a criar sua própria paleta de cores para sua casa!

Lembre-se de que este é apenas uma pequena parte do guia completo. Se você tem armários com um tom laranja, mas adora azul e ainda quer criar uma sensação de spa ou praia, você pode. Como você pode ver nos exemplos acima, existem muitas maneiras diferentes de usar cores que combinam.

Etapas fáceis para criar uma paleta de cores de pintura

Cor 1: Escolha um branco.

Este branco será a sua cor favorita para acabamentos, portas, o interior de armários e talvez armários e móveis pintados. Esteja avisado, nem todo branco é o mesmo. Eles podem parecer brancos, mas, têm em sua composição o amarelo, azul, ou até rosa e verde. Por isso, você deve prestar atenção.

Cor 2: Escolha um neutro

Esta será a sua escolha para colorir as paredes que conectam ambientes como corredores e espaços abertos. Neutro não significa castanho ou bege. Meu neutro é considerado um cinge (uma mistura perfeita de cinza e bege). Escrevi mais sobre isso > aqui <.

Cor 3: escolha uma cor saturada.

Este será o ponto de partida para o resto das cores, então, como falamos antes, escolha uma cor que você adore. Lembre-se de que isso não significa que será uma cor que estará necessariamente em suas paredes. Estamos falando de uma paleta de cores da casa inteira, então esta será apenas uma cor principal.

Se você tem medo de cor, não se preocupe. Quando digo, escolha uma cor saturada ou ousada que pode ser um tom mais claro da cor.

como criar uma paleta de cores para a casa

Cor 4: escolha outra cor.

A segunda cor que você escolher deve ser a melhor amiga de sua cor ousada. Escolha uma tonalidade (versão mais clara) de sua cor ousada para esta etapa.

Cor 5: escolha uma cor de destaque.

Esta será a cor de destaque em alguns espaços, mas pode ser a cor principal em outros espaços. Como você usará essa paleta de cores em toda a casa, as cores que você escolher serão usadas de maneiras diferentes em cada cômodo para mantê-lo interessante.

Exemplo de paleta de cores para a casa

Eu tenho um post onde mostro um exemplo prático de escolha das cores para a casa. A paleta de cores é provavelmente considerada monocromática. Muitos azuis e cinzas nos ambientes. Mas os destaques são definitivamente complementares para adicionar aquele toque de cor. Dá uma olhada aqui! E depois volta.

Coloque a mão na massa

Agora que você tem uma paleta de cores, é começar a usar estas cores (ou variações delas) de forma diferente em cada ambiente. No entanto, você não precisa se limitar a essas cores exatas. Subir ou descer um tom ou dois não é o problema. A ideia é seguir a paleta de cores como um guia.

Lembre-se de que este é apenas o seu guia básico. Mas se você quer adquirir confiança nas escolhas de cores que você faz, o @ibdioficial preparou um Guia completo de como aplicar cores na decoração! Saiba Mais clicando no botão abaixo:

curso de cores

como criar uma paleta de cores para a casa

close
como montar paleta de cores com confiança
Use esta folha de trabalho para seguir minhas etapas fáceis para encontrar as cores perfeitas para sua casa.

Insira suas informações. abaixo e eu lhe enviarei sua folha de dicas da paleta de cores com tutorial grátis imediatamente!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =