Toda casa precisa ter esses 3 tipos de iluminação.

Sabe aquela máxima que diz: “Quando não se conhece não se aplica e seus projetos ficam pobres de soluções”. É isso mesmo, se não souber certinho que cada tipo de iluminação tem uma função específica na casa, seu projeto pode virar uma grande confusão visual. Então, a iluminação certa deixa as tarefas do seu dia a dia muito mais agradáveis, além de valorizar os ambientes.

Difusa, indireta ou direta são os tipos e agora você vai descobrir onde usar cada um deles.

Difusa

É a mais popular de todas. Geralmente instalada no teto e muitas vezes centralizada nos ambientes. É uma luz eficiente para iluminar mesas de jantar e bancadas, porque a luz distribui o fluxo luminoso de forma harmônica e homogênea (não produz sombras nítidas).

Essa luz pode ser conseguida através da lâmpada bulbo, fluorescentes compactas e também de certas luminárias feitas de material leitoso como os plafons.

iluminação difusa
luz difusa

Crie circuitos de energia elétrica separados, assim você tem ambientes integrados, para que seja possível clarear um lado, escurecer o outro, dependendo da ocasião. O ibdi te ensina a fazer isso >aqui

Direta

Quer foco em alguma atividade ou quem sabe uma peça de decoração? Então a iluminação direta é uma ótima opção. Assim, imagine uma obra de arte ou uma parede diferenciada recebendo uma iluminação e ganhando um destaque todo especial no ambiente. Ou então, uma iluminação na mesa de trabalho, fornecida por uma luminária de mesa.

luz direta
iluminação direta
luz direta
luz direta

Luminárias utilizadas no efeito direto: spots e embutidos, que possibilitam a abertura do foco. Pode ser também uma luminária que enfatiza o efeito direto mas com lâmpadas difusas. 

Indireta

A luz indireta é a luz direta, só que projetada contra uma superfície como o teto ou parede. É refletida sobre alguma superfície.

Veja Mais: Como você faz um projeto de iluminação

luz indireta
como decorar do zero

A luz indireta é também uma luz de destaque que evidencia elementos de decoração criando um efeito mais dramático.

Luminárias mais utilizadas: spots e embutidos, que possibilitam a abertura do foco. Os plafons também possuem este recurso.

ambiente com luz cênica: dramático

A luz indireta pode ser também difusa, se utilizado para iluminar sancas, nichos e mesas de trabalho. Neste caso as lâmpadas são led tubulares, fluorescentes tubulares ou fita led.

Saiba Mais: As lâmpadas também tem bula

Diferenças entre efeitos de lâmpadas e luminárias

Além dos efeitos

Além dos efeitos, os pontos de iluminação de uma casa ainda requerem uma boa iluminação deve-se levar em consideração a regra de que o mais importante é ILUMINAR O OBJETO e não os olhos de quem o observa.

Deve-se também ter cuidado no DIRECIONAMENTO DO FOCO da luminária, para se evitar sombras muito pesadas. Porém, a total ausência de sombras leva à perda da identificação da textura e do formato dos objetos.

Nesse sentido, uma boa iluminação não significa luz distribuída por igual. Temos que lembrar que a PERCEPÇÃO DESTAS PARTES MAIS ESCURAS aumenta a sensação de aconchego.

A iluminação correta é aquela que ASSOCIA A LUZ NATURAL COM A ARTIFICIAL, de forma que uma complementa a outra.

Jogo de luz e sombra

Ao escolher a iluminação de uma residência, portanto, temos que entender e atender a necessidade que cada ambiente pede, pois cada um requer uma combinação entre conforto e a qualidade da luz, ou seja, cada cômodo da casa terá um tipo específico de iluminação.

E o tipo de lâmpada e luminária utilizada são os que tem o poder de mudar toda a atmosfera do espaço.

Para escolher a luminária mais adequada para um ambiente avalie o estilo e a proposta do espaço. Depois leve em conta os hábitos que você possui em cada cômodo e qual a finalidade dele. Quando se tem isso em mente o momento da compra é muito tranquilo e certeiro!

Consegue ver como podemos obter sensações diferentes através da iluminação?

Se você se interessou por este assunto..

as chances de que você quer desenvolver ou melhorar suas habilidades na área de Iluminação de Interiores são grandes.

Nós queremos incentivá-lo a experimentar sobre como os recursos da iluminação podem valorizar o mobiliário, as peças e objetos ou seja: como podem valorizar o ambiente da sua casa ou do seu cliente como um todo.

Por isso,  @ibdioficial criou um guia prático, um curso que contém material completo com videoaulas, apostilas e exercícios práticos, com conteúdo qualificado e toda técnica que você precisa dominar na iluminação residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =