Como usar o Color Block no Design de Interiores

Fazendo referência a indústria da moda, os designers de interiores estão usando técnicas de “color block” na decoração de ambientes. O objetivo é, portanto, criar diferentes formas geométricas, usando cores para brincar com o espaço.

O Color Block no Design de Interiores

O Color Block (blocos de cor) envolve o emparelhamento de duas ou mais cores ousadas. É uma tendência popular em design de interiores e pode ser facilmente obtida contrastando armários com bancadas e acabamentos de parede.

Planejando um ambiente- utilizando o color block

O color block geralmente mistura cores que, não necessariamente combinam entre si, mas que normalmente são cores contrastantes (cores opostas), e que acabam gerando um efeito visual que impressiona bastante. 

Você pode colorir uma sala com cores ousadas ou optar por um esquema de cores sutis, mas para isso deve seguir uma regra. Você não deve juntar muitas cores, e deve haver um equilíbrio preciso. Ou seja, você precisa andar na “corda bamba”. Para isso, é importante o uso de cores neutras para “domar” as cores brilhantes.

Trabalhe com números ímpares

Este é um bom conselho quando você começar a planejar o ambiente usando o recurso do block color (blocos de cor). O que você deve fazer é escolher um número ímpar de cores. Normalmente, são duas cores principais e uma cor neutra, como branco, cru ou preto.

  • Divida uma parede em algumas seções de retângulos horizontais e verticais, juntamente com formas quadradas coloridas.
  • Você pode usar quebras arquitetônicas naturais, como uma lareira, armário ou estante para ajudar a definir os blocos de cor.
  • A partir daí, use cores complementares para um efeito marcante, como vermelho e verde, azul e laranja e amarelo e roxo.
  • Porém, se você quer um ambiente menos dramático, use valores mais suaves de cores.

Não fique só nas paredes

Embora as paredes são a grande parte para a montagem dos blocos de cores, você não está limitado a elas. Você pode levar este recurso para o teto e pisos. Apenas tome cuidado para não criar um design competitivo ou conflitante.

Por exemplo, você pode criar uma parede de realce usando esta técnica, e escolher uma das cores para o teto (um bloco grande) e uma para o chão (outro bloco grande).
Organize os tecidos e móveis com formas geométricas.
Use cortinas padronizadas com os blocos de cores para realçar paredes de cores sólidas pintadas em cores diferentes.

O Color Block na decoração de ambientes pode transformar uma decoração comum em um espaço divertido e interessante. Basta portanto, utilizar formas geométricas coloridas e aproveitar os elementos arquitetônicos que o espaço oferece!

E quer saber mais sobre como  decorar ambientes usando cores? Mande-me um “eu quero” aqui embaixo. Assim prometo postar um guia prático completo sobre este assunto.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 7 =