Como resolver dilemas comuns de layout de quartos- Tutorial

O seu quarto é pequeno ou é grande demais? Ou talvez você tenha um quarto de formato estranho com o qual não sabe o que fazer? Bom, vamos ver como planejar quartos estudando um pouco sobre escala, setorização, tipos de layouts e circulação, afim de você entender e pode aplicar assertivamente no seu quarto.

Infelizmente os cômodos não tem “tamanho único”, e os layouts dos quartos precisam atender ao ambiente em que estão.

Estabeleça uma distribuição fluída do mobiliário

Muitas vezes nos empolgamos em comprar uma cama maior do que o espaço comporta, e não conseguimos colocar as mesinhas laterais por exemplo. Ou colocamos uma quantidade maior de móveis no quarto, principalmente porque não planejamos com antecedência as medidas. A consequência disso, é deixar o quarto entulhado, e dificultar, ou até impossibilitar, a circulação, tornando o ambiente confuso e nada funcional para o dia a dia.

É crucial considerar a escala e o tamanho dos móveis e objetos colocados no quarto, pois isso pode ser usado para fazer o espaço parecer maior ou menor, considerando o resultado desejado.

como planejar quartos
Como uma cama menor foi possível colocar duas mesinhas de cabeceira

Comece arranjando os móveis no espaço de forma que deixe o ambiente respirar, escolhendo com cuidado os móveis que se ajustam ao tamanho do seu quarto, e que você consiga se locomover com conforto.

Camas

A disposição dos móveis no quarto começa pela cama. Assim que tiver a cama disposta, avalie se há espaço suficiente à disposição para colocar mais mobília, sempre tendo em conta as suas necessidades.

como planejar quartos
Quando se trabalha na disposição dos móveis no quarto, não se pode esquecer de deixar espaço suficiente para uma circulação confortável.

Mesa de Cabeceira

Uma ou duas mesas de cabeceira é uma necessidade para a maioria. Então, considere as suas necessidades e, também o tamanho do espaço. Se você gosta de ler na cama por exemplo, uma pequena mesa de cabeceira pode ser que não funcione.

Roupeiro

Analise qual é o espaço que você precisa para pendurar ou dobrar suas roupas, ou ambos. Você tem muitas roupas e precisa de um armário que armazene seus sapatos também?

Existem muitas opções de roupeiros acessíveis disponíveis, mas antes de sair comprando, é importante analisar juntamente o espaço que você tem no seu quarto. Outro ponto é o espaço que as portas do roupeiro ocupam quando estão abertas. Abaixo segue 3 exemplos de portas usadas em roupeiros. E se você precisa aumentar o espaço de armazenagem, como guardar cobertores por exemplo, uma dica são os baús.

como planejar quartos detalhamento de closets

Quartos Pequenos (Desafiantes!)- como planejar quartos

Pense se você pode usar algum item para vários fins, por exemplo, uma penteadeira também pode ser uma escrivaninha para estudar ou então um nicho pode virar uma mesinha de cabeceira. 

Considere o tamanho da sua cama.

Para quartos pequenos uma cama de casal regular se ajusta melhor do que uma king size. Porém caso você tenha outro quarto para guardar suas roupas, sapatos e demais itens de armazenamento, então pode pensar em uma cama maior.
Sobre armazenamento, existem móveis que podem ser transformados em guarda-volumes. Você pode usar um baú para guardar cobertor por exemplo, ou pufes ou bancos para guardar mantas e outros objetos, que podem ainda ser embutidos em outros móveis.

como planejar quartos

Use suas paredes com sabedoria

As prateleiras de parede e gabinetes são uma ótima maneira de encaixar tudo sem usar o espaço precioso do chão.

como decorar quartos pequenos

Quartos Grandes- como planejar quartos

Setorize o seu quarto – criando diferentes áreas para diferentes tarefas.

Por exemplo, você pode criar uma zona de vestir, uma zona de dormir, uma zona de beleza e uma zona de leitura. Ligue estas zonas com uma peça de decoração, como tapete, arte, espelho, cor da parede, papel de parede ou peça de mobiliário. Isso traz unidade ao espaço embora as atividades sejam diferentes.

Iluminação – Use a iluminação de recurso para destacar diferentes áreas do seu quarto, e a iluminação ambiente (luzes de teto) para unificar o quarto.

como decorar quartos grandes

“Um espaço é tipicamente mais agradável se a forma dominante for repetida em objetos menores em toda o cômodo”.

Escala

Escolha móveis que correspondam à escala do ambiente, para que não pareçam perdidos! Considere uma cabeceira grande, talvez uma cama de dossel, um espelho grande e um tapete de bom tamanho embaixo da cama. Se seu quarto for amplo o suficiente, você pode posicionar poltronas no pé da cama e fazer uma pequena “sala de estar” dentro do próprio quarto. A iniciativa é ótima para troca de roupas, leituras ou mesmo um simples bate-papo. Você também pode trocar a tradicional mesinha de cabeceira por mesas laterais.

como decorar quartos grandes

Quartos com Formato Desproporcional- como planejar quartos

Concentre-se em encaixar as peças vitais de móveis que você absolutamente precisa (uma cama, pelo menos!) E depois seja criativo com o resto.
Se o seu quarto tem uma parede inclinada devido a uma escada, você poderia colocar prateleiras neste espaço ou um mini guarda-roupa.

Em vez de ter uma penteadeira, considere usar uma prateleira e um espelho de parede. Talvez uma cortina tipo painéis funcione melhor para esconder as roupas do que um guarda-roupa grande, e assim vai. As soluções para um espaço estranho serão tão individuais quanto o próprio espaço. Por isso, encontre soluções criativas para espaços incomuns no Pinterest e Instagram – a IKEA também é ótima para ideias.

como decorar quartos desproporcionais

Bom! Seu próprio quarto apresentará seus próprios dilemas de layout. Mas agora você já saberá como planejar, fazê-lo funcionar para você não é mesmo?

Viu quanta informação importante? Esse tema “dormitórios” é super amplo! Se você gostou desse assunto, provavelmente está querendo aperfeiçoar a decoração de seu quarto. Pensando nisso, disponbilizo aqui um link que você vai se interessar. Trata-se de um guia completo sobre decoração e planejamento de quartos. Dá uma olhada!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 2 =