A planta de circuitos elétricos é um desenho com a distribuição de cabos, local das tomadas e lâmpadas, desenhado sobre a planta baixa de uma casa, por exemplo.
O que veremos aqui:
Distribuição
Primeiro, estude como serão distribuídos os pontos de elétrica no projeto:
Quando projetamos os pontos de energia elétrica, apenas determinamos os locais, a quantidade e o tipo de lâmpadas que iremos usar em cada ponto, bem como onde e a que altura queremos os interruptores.
Simbologia
Utilizamos nos projetos símbolos dos pontos de energia elétrica. Não há uma regra, então os profissionais muitas vezes usam símbolos distintos. Por isso, todos os desenhos devem conter legendas. Se quiser então, pode criar um novo símbolo à legenda, para a correta interpretação.
Localização
Você deve indicar bem certinho o local das tomadas, e sua finalidade, será para microondas, geladeira, abajur, computador, etc. bem como dos pontos para TV e telefone (normal e interfone). Após isso, você tem que encaminhar o projeto para um engenheiro ou eletricista, que então fará os cálculos da fiação, circuitos e rejuntores.
Olha só: Quanto aos circuitos, especifique para que serve cada tomada, qual o tipo de lâmpada para cada ponto de luz e a quantidade de lâmpadas que serão utilizadas em cada ponto de luz.
Verifique também se será necessário um ponto 220 V para chuveiros elétricos nos boxes.
Veja mais: Já pensou o quanto a iluminação muda sua casa?
Alturas
Note que a altura padrão das tomadas é 30 cm para tomadas baixas e 120 cm para as altas. Porém, se tiver uma tomada em uma altura diferente, anote esta medida no projeto junto da tomada para que ela seja instalada corretamente.
As alturas das arandelas variam de 180 cm a 200 cm. Se você instalar elas junto ao espelho do banheiro, use a altura entre 140 cm e 160 cm. E também determine a distância que deseja a arandela do piso e não esqueça de especificar isso na planta.
Veja que tomadas de aparelhos de ar condicionado, exaustores e fogões usam diferentes alturas, dependendo do modelo do aparelho e das especificações dos fabricantes.
E aí? Tenho certeza que essas dicas ajudou você!
Última dica:
E a minha última dica de hoje é para você, que quer ser um profissional diferenciado, adquirir o quanto antes o Curso de Projeto Luminotécnico do @ibdioficial, um curso que é essencial para você entender todo o processo antes de iniciar um projeto de iluminação, evitando problemas com a execução dos seus projetos! Comprando este curso você terá acesso imediato ao conteúdo!
Beijos e até depois,
Dayane!