Como fazer sua casa parecer que você contratou um designer de interiores

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador.

Aqui no Design Por Dentro, há muito respeito pelos designers de interiores e por todo o trabalho árduo que eles colocam em seus espaços projetados. É preciso ter um certo olho para ser capaz de organizar ambientes e torná-los incríveis e funcionais ao mesmo tempo

Caso você tenha interesse em se tornar um, então recomendo este curso:

Como me tornar um designer de interiores e alavancar na carreira

Porém, nem todos tem a intensão de contratar um designer de interiores para sua casa. Alguns querem ser o protagonista e tomarem as suas próprias decisões de decoração, usando o seu estilo e preferências individuais.

Então, como podemos obter a inspiração para transformar espaços entediantes em bonitos? Bom, essas orientações que vou te contar agora podem preencher essa lacuna.

Os sites estão cheios de inspirações para decorar ambientes

Como a maioria de nós já descobriu, sites de decoração, como o pinterest e instagram por exemplo, podem despertar uma chama de criatividade que nunca sabíamos que tínhamos.

Vá ao Pinterest, por exemplo, e pesquise por “estilos de ambientes e salve as imagens que agradem você.

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador

Depois de procurar e coletar as imagens que o inspire, dê um passo para trás e observe tudo o que você coletou – isso deve contar um pouco do seu estilo de design. Você pode se surpreender com o estilo que deseja criar.

Saiba mais: Qual o seu estilo de decoração  

E, se você ainda não começou a criar painéis de inspiração (moodboards) para a decoração da sua casa, então, comece agora. Este é o primeiro passo para criar a casa que você deseja. Aqui deixo um link , e dentro dele tem um:

Tutorial básico: para você aprender a fazer moodboards

Esquemas de cores:

Agora que você tem uma ideia do estilo que espera chamar de seu, você então precisa escolher um esquema de cores. Essa é a parte difícil.

Experimente uma mistura de três cores e suas tonalidades do claro para o escuro. Uma cor principal para paredes, outra cor para detalhes maiores, como sofás e cadeiras, e depois uma terceira cor que aparece em acessórios menores, como flores e almofadas por exemplo. 

Lembre-se de que a cor é influenciada pela quantidade de luz que você traz para a sua casa.

Aqui te ensinamos > Como escolher uma paleta de cores para toda a sua casa

Adicione textura à sua casa

Tão importante quanto a cor, é a textura. Especialmente se você deseja um único esquema de cores, como todo branco ou todo cinza. À primeira vista, o ambiente pode parecer que tem apenas um esquema de cor única (monocromático), mas se você olhar com atenção, notará tons dentro da mesma cor e muita textura por meio de tecidos / têxteis.

Um cômodo todo branco por exemplo, pode ter cortinas de linho, uma cadeira de veludo macio, almofadas de seda brilhante, cadeiras de vime e cestas de tecido, e um sofá de algodão rechonchudo com um cobertor de pele sintética jogado de lado. Mas, todos esses elementos adicionam textura e agradam aos olhos. Portanto, cria um ambiente aconchegante e rico.

A decoração tem o poder de descrever a personalidade do morador, portanto, o uso de texturas, estampas e cores variadas podem trazer sofisticação com facilidade para um ambiente monótono. 

Mas, considere os tecidos adequados ao seu estilo de vida. Se você tem filhos e cachorros por exemplo, talvez não queira um sofá leve de algodão; em vez disso, um sofá de couro mais escuro pode atender melhor às suas necessidades.

Por isso, seja qual for o seu estilo, tente adicionar bastante textura na sua decoração.

Recomendo você ver: como combinar estampas na decoração.
Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador

Equilibre móveis e elementos decorativos

Então! Esse é um erro comum que a maioria dos moradores comete – muitas peças pequenas de móveis e bibelôs (adornos e objetos) soltos em um cômodo só servem para bagunçar e confundir os olhos.

Em vez disso, é melhor ter um sofá maior, mais robusto e uma ou duas poltronas mais leves (dependendo do espaço). Este é apenas um exemplo, mas dá a ideia de misturar estilos e tamanhos de móveis para que o ambiente pareça equilibrado – nem muito volumoso nem muito fino.

E, mesmo se você estiver decorando um apartamento pequeno, há muitas ideias de decoração para você experimentar.

 Aqui eu falo de como decorar pequenos espaços. 

A maioria dos decoradores e designers de interiores recomendam que, até mesmo o menor dos ambientes, tenha uma peça grande. Uma mistura de grande e pequeno é a chave para uma decoração de sucesso. Essa regra também vale para acessórios.

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador
Aqui está um exemplo de como decorar com tamanho de escalas diferentes funciona em uma pequena sala de estar simples. Aqui, o mini sofá Chesterfield combinou com a luminária de chão gigante. Os tapetes sobrepostos em camadas no chão conferem textura visual e cores ousadas. A mesa lateral de acrílico transparente à esquerda cumpre a função, mas sem o peso visual que vem com móveis que não são transparentes, contrabalanceando o sofá, mais robusto.
Saiba Mais:
1.Tutorial 7 Regras da Decoração 
2.Diferença entre decorador e designer de interiores

Use acessórios decorativos

Os designers de interiores adoram usar bandejas, potes decorativos e, às vezes, cestos, para organizar coleções ou itens soltos. Para um toque de glamour, experimente adicionar uma bandeja dourada reluzente à sua mesa de centro, pufe ou mesinha lateral. Coloque uma vela bonita, alguns livros ou flores por exemplo. Pequenos acessórios parecem banais, mas são essenciais para uma decoração em camadas.

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador

Se você deseja uma abordagem mais rústica, experimente cestos trançados em sua casa. Porque os cestos são acessórios decorativos fantásticos que podem esconder muita desordem. Tente criar esses pequenos nichos em toda a sua casa.

Veja o tutorial completo de: como usar objetos e acessórios na decoração .

Adicione plantas em sua casa

Volte e examine todos os seus moodboards de inspiração – o que você vê? Você vê flores ou plantas nas imagens? Aposto que sim.

Parece uma dica simples, mas adicionar arranjos florais, plantas e itens naturais, como vasos de cerâmica ou pedras, pode realmente adicionar aquele toque final a decoração de sua casa.

Existem inúmeras plantas de fácil manutenção que você pode comprar e que duram bastante se cuidadas adequadamente.

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador
Saiba Mais:
1.Plantas para Quartos
2.Plantas para cultivar dento de casa

Se flores ou plantas não são o que você deseja, experimente outros arranjos que adicionam o toque final no ambiente – aquele toque final que diz: “Um decorador esteve aqui“.

Se você não pode contratar um profissional, ainda pode ter uma casa que possa chamar de sua.

Todas essas pequenas orientações e truques funcionam em conjunto para criar um interior aconchegante e bem projetado. Experimente adicionar textura, cor, móveis elegantes e elementos da natureza à sua casa hoje.

Se você não tiver certeza do resultado final, então, faça um moodboard inserindo as imagens dos móveis e acessórios que você quer que o ambiente tenha. Porque o moodboard permite que você veja o projeto de um ponto de vista diferente, ajudando a ver se deu errado em algum lugar ao longo do caminho, ou se pode “tocar ficha”.

Mas, lembre-se! É a sua casa e você é quem tem que morar nela, então crie uma casa que você ame – uma casa que retrate quem você é.

O resultado final

Agora que você sabe como projetar a decoração de sua casa, é hora de colocá-la em prática. Com uma pequena ajuda de sites como Pinterest e também aqui, do Design por Dentro, você pode controlar a decoração de sua casa.

Porém, se você acha que precisa ir mais longe, eu recomendo este guia de decoração prática, onde o @ibdioficial reuniu um conteúdo incrível para que você possa entender com clareza a forma de decorar sua casa do começo ao fim com muita confiança.

Como decorar com confiança

Como fazer sua casa parecer que você contratou um decorador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =