Iluminação mal feita compromete a decoração de interiores e provoca desconforto. Então como evitar erro de iluminação nos ambientes?
Personalize o ambiente com iluminação complementar
O primeiro erro sobre iluminação de ambientes são os cômodos que apresentam apenas um ponto de luz principal. No caso de uma sala, por exemplo, um sistema de iluminação principal é ótimo para encontros entre amigos e jantar em família (que necessitam de maior luz, no geral). Porém, se você usar a sala para assistir um filme ou relaxar ou então um jantar íntimo, sem uma iluminação complementar mais suave, o seu momento relax e o clima romântico é comprometido.
Não instale lâmpadas e luminárias com alturas erradas
Esse erro sobre iluminação de ambientes acontece muito. Porque, colocar uma lâmpada ou luminária em uma altura errada, ofusca os nossos olhos. Por exemplo na salas de jantar, a altura ideal de um pendente é 70 a 90 cm acima do topo da mesa.
Ofuscamento é quando a luz chega a incomodar nossos olhos. Esse incômodo acontece porque a luminária direciona a luz diretamente para os olhos, causando desconforto.
Saiba Mais: Luminárias, qual escolher
Já no quarto se a luminária não tiver um difusor, a luz da lâmpada vai incomodar a visão de quem deita na cama. Portanto, você deve escolher uma luminária que rebata a luz para cima ou para baixo, com cúpula que esconde a lâmpada – assim ela iluminará todo o cômodo de um modo aconchegante. Aqui explico mais sobre iluminação!
Veja também: O projeto luminotécnico deve seguir estes passos:
Usar luz fria nos locais onde devemos relaxar.
É uma mania de muitos!!
Não coloque luz fria (azulada) em ambientes onde queremos aconchego. A luz fria usamos em lugares onde precisamos de atenção, como escritórios e cozinhas. Quanto mais luz azul, mais ligados e despertos nós ficamos. Nos quartos, livings e home theaters use lâmpadas de cor quente pois geram a sensação de relaxamento.
Saiba Mais sobre luz quente e luz fria e como iluminar cada cômodo da casa
Ilumine cozinha e sala integrada da mesma forma
Você deve manter a linguagem visual quando se tem cozinhas e salas integradas. E isso se faz através do equilíbrio entre luminárias, cor e temperatura. Ao invés de usar uma luz fria, você usa uma luz neutra (4000 K) na cozinha e na mesa de jantar use branco quente de 3000K. Lâmpadas com diferença reduzida de temperatura o efeito final unifica a iluminação desse tipo de espaço.
Você percebeu a importância que uma boa iluminação tem? E olha que esse post foi apenas o começo deste assunto! Mas, se você percebeu que está precisando de mais orientação sobre sobre iluminação, eu tenho o convite perfeito para te fazer!
Aperta aqui e saiba mais sobre o CURSO COMPLETO DE ILUMINAÇÃO!
É muito importante que você entenda, pelo menos, o essencial sobre iluminaçãol!!! E assim EVITAR grandes problemas e possíveis frustrações. Se você tiver uma dúvida específica, me escreva aqui em baixo ou acesse o então pergunte no meu instagram @designpordentro que vou te responder!