Maneiras simples de criar imagens 3D para transmitir suas ideias de decoração.

Ferramentas de desenho 3D

Muitas são as dúvidas que surgem na hora de decorar nossa casa ou apartamento. Será que a cor que tenho em mente não vai carregar o ambiente? E se o papel de parede for escuro demais, ou o sofá ficar grande demais no ambiente… Realmente bate uma insegurança! Se essa é a sua dificuldade quando pensa na composição dos elementos no espaço, uma boa maneira de visualizar as ideias de decoração que você tem em mente, é utilizar ferramentas de desenho 3D.

Ferramentas de desenho 3D

No mercado existem as ferramentas de desenho 3D mais robustas como o SketchUp e o Promob que requerem mais tempo de aprendizado, porém há outras mais amigáveis, para iniciantes, deixando de fora as funções mais avançadas em favor da facilidade de uso.

Moodboards

Quando queremos definir o estilo e testar nossas ideias de combinações de cores, texturas e elementos, uma forma muito simples de trabalhar é o moodboard. O moodboard é uma ferramenta de desenho 3D mais artística, que trabalha com colagens de imagens. É uma forma barata também de mostrar ao cliente uma representação realista de seu espaço interior.

Depois de realizar o moodboard e obter as ambientações, você já poderá tomar algumas decisões e, eventualmente, “finalizar” o projeto (pelo menos o suficiente para começar!) Você certamente pode parar de planejar aqui e apenas começar a executar; no entanto, dependendo da complexidade do projeto, é possível dar um passo adiante e montar uma ambientação mais elaborada.

Roomstyler

Nesse sentido quando você precisa uma ambientação mais fidedigna, uma opção viável e, diga-se de passagem gratuita, é a ferramenta de desenho 3D chamada Roomstyler. Com o Roomstyler você cria facilmente a planta baixa com as medidas e o layout dos móveis, e dispõe dessas informações para modelar o ambiente em 3D. Todos os recursos que você irá encontrar no programa são oferecidos através de abas e ícones, com algumas instruções para que entenda a função de cada ferramenta.

O Roomstyler também já vem com um catálogo de produtos que ajuda na fonte de inspiração. Você define o piso, paredes, móveis e demais itens de decoração. É ideal para qualquer pessoa sem muito tempo ou conhecimento na área de arquitetura e decoração, podendo desenhar seus ambientes facilmente.

Se você quer explorar o seu lado designer de interiores com essa ferramenta de desenho 3D, que você não sabia que existia, clique no botão abaixo e comece gratuitamente!

Quando usar o Moodboard ou o Roomstyler

Muitos designers e decoradores usam os dois tipos de ferramentas harmoniosamente para criar ambientes. Eles definem o estilo do cliente e a essência do projeto através dos moodboards. Assim facilita o entendimento do cliente minimizando erros de projeto e retrabalho. Em seguida partem para a ferramentas de desenho 3D onde aprimoram o projeto.

O sketchUp e o Promob é uma opção viável se você estiver familiarizado com sistemas mais avançados. Eles são a maneira mais precisa de produzir uma ambientação realista e, também são mais complexos. Não são programas gratuitos, por isso antes de mergulhar neles é bom entender primeiro quais são seus objetivos com o design de interiores.

Conheça mais sobre eles aqui:

Visualizar em 3D as ideias de decoração que temos para o espaço facilita e muito o entendimento, porque conseguimos ver e, também mostrar (para nossos amigos, familiares e até clientes), de forma mais precisa as características e detalhes que o ambiente terá. E se for bem elaborado, o resultado se assemelha muito a uma fotografia.
Os decoradores e designers de interiores utilizam em consultorias e projetos de decoração, fazendo com que o cliente tenha a percepção de valor em seu trabalho e facilita a compreensão e demonstração das ideias.
Então se você estiver procurando uma maneira de decorar sua casa ou está começando uma jornada emocionante no reino da decoração e design de interiores, fica a dica deste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + três =