Como Medir Ambientes

É muito importante que se faça a medição de ambientes com paciência e atenção para que não haja erros na hora de dispor os móveis ou de comprar a quantidade certa de tinta por exemplo. É ideal também que o ambiente já esteja com gesso no teto (se for o caso), piso e rodapé prontos.

Medição Precisa

Ao tirar a medida de um ambiente, não esqueça de medir os 04 lados pois eles não são perfeitamente simétricos. Geralmente difere em média 0,5cm de uma parede em relação a paralela. Outro ponto a levar em consideração é não esquecer de medir o pé-direito (altura do ambiente) em vários pontos, pois também ocorrem variações.

Por exemplo: Certa vez foi projetado um armário com portas de correr de vidro e o pé-direito encontrado foi de 2,40m e o armário tinha exatamente esta altura. Eis que no dia da montagem o montador percebeu que de um lado o pé-direito era 2,40 m mas, no lado oposto tinha apenas 2,39m. Pode parecer pouco, mas 0,5cm faz muita diferença, principalmente em relação a vidro temperaro que não podem ser cortados. 

Medição de cozinhas

Atenção aos elementos do entorno

Um dos erros mais comuns que ocorre é que muitos acham que é preciso apenas tirar a medida da parede onde vai ficar o móvel e esquecem o entorno. Mesmo que o cliente tenha pedido só um armário é necessário tirar as medidas de todo o ambiente. Afinal, outros móveis e elementos poderão interfirir no perfeito funcionamento do mesmo como distância da cama, circulação etc.

Exemplo: Foi projetada uma cozinha e tirada todas as medidas do ambiente mas esqueceu-se da luminária grande que havia no teto. No ato da montagem a porta do armário não abria pois havia essa luminária que a impossibilitava de abrir.

Outra vez foi uma área de serviço onde uma base de alvenaria foi solicitada ao cliente. Só que não foi observado a presença do único ralo que existia, pense no problemão. 

Tire as medidas das paredes e de todo o entorno para se certificar na hora de projetar que nada prejudicará a execução do projeto.

como medir cozinhas

Passos para medição de ambientes

Caso você não tenha em mãos o projeto arquitetônico do ambiente, (uma reforma por exemplo), você deve fazer o que chamamos de levantamento do local, procedendo da seguinte forma:

Equipamentos para medição – Medição de ambientes

Utilize papel (pode ser o milimetrado), uma prancheta, caneta, uma trena, lápis e borracha; Comece desenhando a planta do ambiente como rascunho, da maneira que você consiga ver e percebê-la. É também importante que você tenha em mãos uma máquina fotográfica para registrar todas as paredes, janelas, portas, desníveis, etc, para não ter dúvidas na hora que for passar as medidas a limpo;

Medição e Desenho- Medição de ambientes

Caminhe pelo ambiente e se familiarize com ele. Em seguida escolha um ponto de partida. Meça com a trena de canto a canto da parede ao redor do cômodo. Faça o desenho e vá anotando as medidas. Meça todas as paredes, coluna, viga ou qualquer outro detalhe de alvenaria que tiver no cômodo. Meça a altura do peitoril e a altura das janelas. As vigas podem ser representadas por linhas tracejadas e deve-se anotar sua largura e altura.

As portas e janelas devem ser medidas com as vistas, pois não se coloca móveis sobre as vistas. Indique também a largura e altura da folha da porta.

Medição de ambientes alturas janelas e portas

Pontos hidráulicos e elétricos- Medição de ambientes

Mostre em cada parede os pontos elétricos e hidráulicos. Anote ao lado do ponto sua distância da parede mais próxima e sua altura, sempre pelo centro. Então adote uma convenção para organizar as informações sobre os pontos. Por exemplo: anotar ao lado direito do símbolo a distância do ponto à parede da direita e ao lado esquerdo, a distância à parede da esquerda.

medição ambiente pontos elétricos e hidráulicos

Observe no exemplo que as medidas são anotadas sempre de frente para a parede, com o medidor no centro do ambiente. Essa é uma convenção adotada, que facilita a compreensão na hora de desenhar.

,medição de ambientes
Simbologia dos pontos hidráulicos e elétricos

Alturas- Medição de ambientes

Meça o pé direito (altura) em vários pontos distantes entre si, para verificar se há inclinação. Caso haja faixas decorativas ou detalhes nas paredes, esses devem ser anotados e fotografados. Observe se há luminária instalada e meça sua altura. Fotografe. Indique se o teto é de gesso, laje, madeira ou outro material. Indique se as paredes são de alvenaria, dry wall ou outro material. 

Ângulos- Medição de ambientes

Paredes em ângulo devem ser medidas da seguinte forma: Marque 1m na parede, a partir do ângulo, para ambos os lados. Recomenda-se fazer essa marcação próxima ao piso. Depois meça a distância entre as duas marcações. Por fim, desenhe esse triângulo próximo à parede em ângulo, contendo as medidas.

como medir paredes com ângulos

Quando for desenhar as paredes no projeto, comece pelo ângulo. Pode haver diferenças, fazendo com que as medidas não fechem no final. Então faça os ajustes ou volte para conferir as medidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =