Cuba para Banheiro, como escolher?

Tão essencial ao projeto do banheiro, a CUBA é uma parte super importante que merece atenção em muitos detalhes. São vários tipos, modelos, tamanhos, materiais e acabamentos, que fazem com que não exista uma fórmula única para decidir a escolha. Ela e o vaso, são as peças que mais aparecem no ambiente e por isso sua estética tem que ser levada em consideração. Muitos detalhes né? Relaxa! Hoje eu vou te ajudar a escolher a cubas para banheiro, ou melhor, a cuba ideial para o seu banheiro. 

Antes de tudo…

Quero te dar uma DICA DE OURO:

Analise o SISTEMA HIDRÁULICO do banheiro. Isso porque você tem que ver se a torneira ou o misturador será instalado na parede ou na bancada. A TORNEIRA ou MISTURADOR, tem que ser compatível com o modelo da cuba e por isso eu aconselho que a compra seja feita pensando em conjunto.

Entenda…

Dependendo da cuba, a torneira deve ficar mais alta ou mais baixa. Isso garante que haja espaço suficiente para usá-la, porém sem ficar alta demais respigando água para fora, ou então baixa demais que você não consiga lavar as mãos com conforto. A altura ideal entre o bocal da torneira e a borda da cuba é de 10 a 15cm. Se você já tem o ponto de água na parede é importante verificar a altura do ponto existente.

Ao escolher cubas para banheiro, considere também o móvel onde ela será instalada, o espaço disponível e o aspecto visual que você deseja manter em seu ambiente. 

cubas para banheiro

Agora sim, feito isso, conheça os tipos de cuba!

Cuba de Sobrepor

Este tipo de cuba se encaixa na bancada. É o tipo mais comum pois sua instalação é simples e por isso fácil de encontrar em diversos formatos.

cubas para banheiro
cuba de sobrepor / cuba de semi-encaixe / cuba esculpida

Cuba de Semi-Encaixe

Essa é uma ótima opção para quem não tem tanto espaço no banheiro ou quando o banheiro é estreito. Ela encaixa uma parte no móvel e outra fica para fora. Uma outra vantagem é que possibilita mais espaço para abertura da porta no caso dos banheiros pequenos.

cuba semi encaixe
Atenção!!! Não coloque gavetas e portas embaixo das cubas semi-encaixe que vem acoplado com o porta-toalhas.

Cuba Esculpida

Você encontra em mármore, granito, silestone, porcelanato, nanoglass e até mesmo de madeira. Ela é mais confortável para o ambiente mas tem uma desvantagem perante aos demais tipos: A pedra não permite concepções orgânicas arredondadas. Caso opte pela cuba esculpida, faça um detalhamento dela, considerando se a válvula será oculta, aparente e se o escoamento será inclinado ou reto.

cubas para banheiro
cuba de embutir / cuba de parede / cuba apoio

Cuba de Embutir

O acabamento desse tipo de cuba, se dá pelo recorte da marmoraria, uma vez que ela é aplicada por baixo da pedra. Se você molha a bancada toda, este modelo é ótimo pela facilidade de retirar a água.

Cuba de Parede

Esse tipo de cuba é suspensa o que faz dela uma ótima solução para banheiros pequenos pois não ocupa muito espaço. Outra vantagem é que por ser fixada na parede, ela não precisa de bancadas para se apoiar.

Cuba de Apoio

Apoiada em cima da pedra, o acabamento dela é por baixo sendo a válvula utilizada para fixar a peça. A altura delas, geralmente é de 15 cm e um detalhe que tem que ser levado em consideração é o fato da torneira ser de BICA ALTA e com o acionamento por cima ou de parede. 

cubas para banheiro
Bica/Torneira alta

Checklist

Ficou mais fácil? O legal é você fazer uma “visita técnica” nas lojas, olhar cada TIPO de cubas para banheiro, o que vai ampliar ainda mais as suas opções na hora da escolha. Para isso, preparei este checklist para você não esquecer de nada!

tipo de cubas para banheiro

Quer ir mais a fundo nesse assunto e transformar seu amor por decoração em uma profissão?
Aqui embaixo tem um botão que vai te levar para o um Programa de Formação Profissional em Design de Interiores realizado pelo IBDI. Dá uma olhada clicando no botão abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + três =